A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
INCERTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Neymar no Santos; IA tem visão pessimista da situação do craque na Seleção Brasileira
Nem a inteligência artificial parece totalmente confiante na convocação de Neymar Jr. para a Copa do Mundo de 2026, que pode (ou não) ser anunciada nesta segunda-feira (18). Consultada pela reportagem do Notícias da TV, a plataforma ChatGPT-5, que combina histórico do jogador e material de imprensa, foi sincera: não dá pra cravar nada ainda.
Segundo a plataforma, Neymar tem chances, mas a vaga dele na Copa de 2026 está totalmente em aberto. Consultada, a IA ainda apontou que o maior entrevero é a opinião do técnico Carlo Ancelotti, que já deixou claro, em outras ocasiões, que só tem vaga no Mundial para quem está 100% fisicamente e jogando bem.
Na última semana, o técnico entregou uma lista preliminar à Fifa com 55 nomes. Dessa lista, Ancelotti definirá os 26 atletas que defenderão o Brasil na busca pelo hexacampeonato. O atacante do Santos aparece na pré-lista, mas divide opiniões nos bastidores e entre torcedores sobre sua presença no torneio.
A plataforma relembra: Neymar vem de lesões sérias e irregularidade nos últimos anos. Ele ficou fora de convocações recentes, o que diminuiu suas chances. De acordo com a "opinião" do ChatGPT, desempenho atual do craque é visto como "ok", mas não dominante.
Contudo, a IA ressaltou alguns pontos positivos do jogador do Santos, que ainda jogam a favor da possível convocação: é o maior artilheiro da história da Seleção, tem experiência em Copa, e ainda é visto como um talento diferencial. Mas, vale dizer, se estiver bem.
Ou seja, no resumão do ChatGPT, Neymar não está certo. Se tivesse que cravar hoje, a plataforma apostaria em modestos 50% de chances: nem dentro, nem fora da Copa. A IA ainda considerou um cenário mais pessimista sobre ele. Caso convocado, a porcentagem de conseguir ser titular no Mundial seria de apenas 30%.
Questionada pela reportagem, a própria plataforma explicou seus critérios, que seriam: hierarquia recente da Seleção, que inclui convocações recentes, minutagem (quem é titular de fato) e papel tático (em quem o técnico confia). Para o sistema, o que vai definir o destino de Neymar é, sobretudo, o critério do treinador (o que a IA chamou de padrão Ancelotti).
A convocação oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 será realizada nesta segunda-feira (18). O anúncio dos 26 jogadores escolhidos por Carlo Ancelotti terá transmissão ao vivo da Globo, do Sportv, da Ge TV, além das plataformas digitais dos veículos esportivos, e está marcado para acontecer a partir das 17h.
O evento acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e marcará a divulgação da lista final do Brasil para o Mundial disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Entre os nomes mais cotados para aparecer na convocação estão Alisson, Ederson, Bento, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Vinicius Jr., Raphinha, Endrick e Martinelli. Neymar segue como principal incógnita da lista final.
Após a convocação, os jogadores escolhidos se apresentarão na Granja Comary, em Teresópolis, no próximo dia 27, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo. A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 acontecerá em 13 de junho, contra o Marrocos, em Nova Jersey, também nos EUA.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.