UPFRONT 2026
Renato Pizzutto/TV GLOBO

William Bonner no Upfront 2026 da Globo na segunda (13): Globo se desculpa com Band por piadas
Os comentários depreciativos feitos pela Globo contra a Band e HBO Max no Upfront 2026, evento na última segunda-feira (13) em que foram anunciadas novidades da programação do próximo ano, renderam um pedido de desculpas por parte de Paulo Marinho, presidente da rede líder na TV aberta. O executivo falou por telefone com Cláudio Giordani, CEO da Band, na terça-feira (14).
O Notícias da TV apurou que os ataques da Globo no Upfront repercutiram mal na cúpula da emissora. A família Marinho tem historicamente um bom relacionamento com os Saad, donos da Band, e não gostou do que viu. O principal executivo da emissora foi escalado para pedir desculpas.
A Globo já havia se pronunciado publicamente após a enxurrada de críticas sobre as provocações com a concorrência no Upfront. Em nota publicada no perfil oficial da Globo Ads no Instagram, a emissora disse que fazer comparações não significaria "o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais".
No evento, voltado para anunciantes e agências de publicidade, a Band foi alvo de uma fala irônica de William Bonner ao anunciar o retorno da Fórmula 1 à Globo. "No ano que vem, a Fórmula 1 está na Globo. E vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda, né? Porque saiu da Globo... Fórmula 1 é um esporte interessante", disse pausadamente o jornalista, aparentemente em um improviso, numa fala que não constava no roteiro.
A rede da família Saad também levou uma alfinetada da chef Renata Vanzetto. Ao anunciar a segunda temporada do reality culinário Chef de Alto Nível, ao lado de Ana Maria Braga, ela disparou: "Para vocês terem uma proporção, um episódio nosso deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas".
Depois da repercussão negativa do comentário, Renata Vanzetto se defendeu nas redes sociais e explicou que a fala fazia parte de um roteiro preparado previamente pela Globo. Ela ressaltou que a alfinetada na concorrente não reflete necessariamente sua opinião pessoal.
A Band também foi citada em tom de deboche no final do evento. "Falamos muita coisa sobre o Globoplay", disse a apresentadora Sabrina Sato. "Pô Sabrina, você queria que a gente falasse do quê? Da Band?", retrucou o humorista Fábio Porchat.
A Globo ainda se referiu a Beleza Fatal, novela da HBO Max que causou sensação nas redes sociais no início do ano. Ao enaltecer os números de audiência de Vale Tudo, o ator Eduardo Sterblitch se referiu à vilã Lola, personagem de Camila Pitanga na concorrente, como "Bebel da 25 de Março" --referência à garota de programa vivida pela atriz em Paraíso Tropical (2007).
As cutucadas da Globo foram vistas internamente como um tiro no pé, uma entrega de recibo. Acabaram repercutindo mais do que as atrações anunciadas, como as novas novelas e o programa de Eliana nas tardes de domingo. Foram resultado de dois fatores: a "juniorização" dos roteiristas que escreveram os textos lidos pelos artistas e falta de uma revisão criteriosa dos altos executivos da Globo.
O evento deixou transparecer que a rede dos Marinho anda nervosa, insegura, incomodada com uma novela com alcance limitado ao streaming. A HBO Max tem só 0,3% do consumo de vídeo residencial, enquanto a Globo tem mais de 30%, de acordo com a Kantar Ibope.
Além disso, avalia-se que a Globo errou o alvo. Ao invés de Band e HBO Max, deveria mostrar suas vantagens sobre o YouTube, hoje seu maior concorrente (maior que SBT e Record), com mais de 20% do consumo doméstico de vídeo.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.