Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ROBERTO BIRINDELLI

Uruguaio radicado no Brasil, ator aproveita viagem à terra natal para se vacinar

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator Roberto Birindelli olha sério caracterizado como o personagem Josué na novela das nove Império, da Globo

O ator Roberto Birindelli como o personagem Josué na novela Império, da Globo

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 15/6/2021 - 6h40

Uruguaio radicado no Brasil, o ator Roberto Birindelli aproveitou uma viagem a trabalho à sua terra natal para se vacinar contra a Covid-19. No ar em Império como Josué, o fiel escudeiro de José Alfredo (Alexandre Nero), o artista conta ao Notícias da TV que uniu o útil ao agradável para não perder tempo na imunização. 

Em março deste ano, época em que ainda não havia qualquer previsão de vacinação para sua faixa etária no Rio de Janeiro, Birindelli foi avisado por um amigo que no Uruguai já estavam imunizando toda a população, com exceção de crianças e bebês.

"Eu vacinei em março [a primeira dose] e em abril a segunda. Mas foi um caos, porque eu só consegui o certificado [de vacinação] esses dias, porque eu vacinei no Uruguai. Lá é tudo online, então meus amigos falaram: 'Cara, nossa turma tá sendo chamada pra gente vacinar'. Como eu tinha a reunião de um filme lá, eu juntei as duas coisas", comemora o ator, explicando o processo.

"Mas foi assim, tem que ser marcado [para se vacinar] no Uruguai, porque o sistema do Ministério da Saúde de lá não aceita nenhum telefone ou notebook de fora do Uruguai. Eles detectam IP de fora e bloqueiam. Então, um amigo meu me falou isso numa quinta-feira e aí disse: 'Vou marcar pra você... [e depois:] Cara, marquei pra segunda-feira!'", relembra.

"Respondi: 'Tá bom, vou lá!'. Marcou para uma segunda às 15h30, cheguei 15h10, 15h14 estava indo embora vacinado. Um absurdo de outro mundo", confessa o astro, que tem direito à vacinação por ter cidadania uruguaia. 

"Tentei pro meu filho, porque lá moleque de 20 anos já está sendo vacinado, mas meu filho não é cidadão uruguaio. Aí ele está esperando aqui [no Brasil], [sem] nenhuma perspectiva antes de outubro. Fui lá de novo pra receber a segunda dose em abril. Tô vacinado já tem um tempinho", celebra.

Nos Tempos do Imperador

Se tivesse esperado, o artista de 58 anos só teria se vacinado no Brasil na primeira semana de junho, segundo o calendário do prefeito Eduardo Paes. Agora, ele já está liberado para trabalhar mais tranquilamente e aguarda ser chamado para continuar as gravações da novela Nos Tempos do Imperador, próximo folhetim das 18h da Globo em que interpreta um general paraguaio.

"A última vez que eu gravei foi em dezembro de 2019, faz mais de um ano e meio. E eu estou esperando ser chamado, não tenho ideia de quando vou voltar a gravar. A novela já retomou a produção, mas o meu personagem ainda não tem previsão de entrar em cena", lamenta.

Devido à espera e à imprevisão, Birindelli se obrigou a manter uma barba gigantesca por causa do personagem ambientado no século 19. Na trama escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, ele interpretará Solano López (1827-1870), que existiu de fato. 

"Eu já vi que tem cenas minhas, os capítulos chegaram, mas quando eu vou gravar é que eu não sei. Eu estou com essa barba look do século 19 desde dezembro de 2019. Isso me impede até de fazer outros trabalhos, estou focado pra fazer a novela", brinca o intérprete do general. 

"Se eu tiro a barba, eu preciso de dois meses pra chegar a esse tamanho de novo. Ninguém me falava quanto tempo ia ficar sem gravar, então eu não tirava porque, se me dizem que vamos gravar daqui a três semanas, eu não tenho barba pra isso. E aí fui ficando. Vamos ver o que que rola", finaliza.

Atualmente, Roberto Birindelli também pode ser visto na série Dom, do Prime Video. Na história, ele dá vida a um médico pai de família e avô do protagonista, o criminoso Pedro Dom (Gabriel Leone). 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.