Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SONEGAÇÃO

Receita confirma que Shakira fraudou R$ 97 milhões em impostos na Espanha

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Shakira sorridente, com um gorro rosa e cabelo cacheado em tons de loiro e rosa desbotado

Shakira fingiu que não morava na Espanha durante três anos para esconder sua renda

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/4/2021 - 9h41

A Agência Tributária da Espanha confirmou que a cantora Shakira sonegou mais de 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 97 milhões) durante os três anos em que viveu na região nordeste da Catalunha. A popstar fingiu que não morava no país para esconder sua renda, por meio de uma rede de empresas.

A Receita enviou um novo relatório à Justiça do país retificando que a artista fraudou os impostos entre 2012 e 2014. De acordo com a agência EFE, a colombiana tentou alegar que sua agenda de shows e apresentações em programas de TV provariam que ela ficou menos de 184 dias no país -- mínimo para ser considerada residente.

Porém, os técnicos que analisaram o caso não aceitaram os argumentos da defesa e comprovaram que ela, de fato, precisaria ter quitado os impostos.

A acusação contra Shakira foi registrada em 2018, depois que algumas postagens em redes sociais foram rastreadas. Elas serviram como provas de que a cantora frequentou estabelecimentos comerciais durante todo o período registrado no processo, e não apenas em 184 dias, como ela mesma afirmou.

Na época, assessoria da artista negou as irregularidades. "Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola. A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais", dizia o texto.

Em junho de 2019, Shakira já tinha sido intimada a comparecer à Justiça espanhola para falar sobre o caso.

TUDO SOBRE

Shakira


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.