A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
HERVAL ROSSANO
CESAR ALVES/TV GLOBO

Nívea Maria: atriz revelou que teve relacionamento difícil com Herval Rossano (1935-2007)
Nívea Maria revelou que viveu um relacionamento abusivo. Aos 79 anos, a atriz relembrou o casamento de 30 anos com o diretor Herval Rossano (1935-2007) que, segundo ela, teve bons momentos, mas desandou no fim. A veterana contou que os primeiros 15 anos da união foram marcados por amizade e respeito mútuo, mas a segunda metade foi atravessada por problemas conjugais.
"O casamento com o Herval foi bem longo, mas também quase todos [os meus relacionamentos] foram com atores e diretores, gente da mesma carreira. Havia uma compreensão dessa loucura que é a nossa rotina e horários. Senão não dá, não", contou Nívea em entrevista à revista Quem.
Ela afirmou que o casal enfrentou dificuldades, apesar de manter o respeito um pelo outro. "Claro que teve problema, ninguém vive só nas nuvens e maravilhosamente bem, mas tinha respeito um pelo outro. Esse último casamento foi de 30 anos, mas digamos que na verdade foi só de 15", disparou.
"Os primeiros 15 foram de uma amizade muito legal, porque ele trabalhava muito e eu também. A gente se respeitava, gostava um do outro e o casamento foi. Os outros 15, não. Tivemos problemas conjugais e de relacionamento", explicou ela.
Na sequência, a atriz fez uma declaração mais contundente sobre as situações que enfrentou como mulher. "De tudo isso que você ouve falar hoje em dia --de agressão e de grosseria com a mulher--, acho que não tem nada que eu não tenha tido a experiência e conseguido sair saudável e agradecendo por estar com saúde mental e física", afirmou.
Nívea explicou ainda que preferiu não expor os problemas de seus relacionamentos publicamente. "Não joguei na mídia, porque minha meta não é essa. Quero mostrar para o público o meu trabalho", disse.
Hoje, Nívea não tem como prioridade entrar em um novo relacionamento. Depois de três casamentos, ela afirmou que está satisfeita com a própria companhia e próxima da família. "Claro que pode acontecer. De repente posso conhecer alguém, um amigo, e começar a ver estrelinha no céu. Mas não tenho essa pretensão", afirmou.
A atriz também falou de forma direta sobre sua relação com sexo e afeto nesta fase da vida. "Tive três casamentos. Já casei muito, já namorei muito, agora deixa eu ficar quietinha", brincou.
"E, para mim, relação não tem nada a ver com sexo, é gostar de uma pessoa. Sexo, como diria Rita Lee [1947-2023], é animal. Sempre pensei assim. A relação de amor, de respeito, de sentimento, é outra coisa. Pode ter sexo, mas pode não ter também. Estou numa fase assexuada. Eu me basto", complementou.
Além das difíceis experiências nos relacionamentos, Nívea Maria também relembrou uma perda gestacional que viveu enquanto gravava Maria, Maria (1978). A atriz contou que descobriu uma gravidez tubária depois de passar mal durante o trabalho e precisou ser internada.
"Eu saí de uma gravação, fui direto para o hospital e fiquei internada. Lá me disseram que eu estava grávida. Eu falei: 'Grávida, como assim?'. Em uma semana eu perdi. Fiquei duas semanas fora [das gravações]", relatou.
Nívea contou que precisou passar por uma cirurgia e, depois, retornou ao trabalho. "Tinha vivido uma situação que nunca na minha vida tinha vivido, que foi perder um filho, e não foi de forma natural, fiz uma cirurgia. E, depois, estava lá gravando com um corte", disse.
Segundo a atriz, ninguém percebeu o que havia acontecido durante as cenas exibidas na TV. A experiência, no entanto, ficou marcada na memória e se misturou às lembranças que guarda de seus trabalhos.
A veterana também contou que passou por uma depressão de quase um ano durante a preparação para Caminho das Índias (2009). Segundo ela, foi uma de suas filhas quem percebeu que havia algo errado. Ao rever a novela atualmente, Nívea identifica reflexos daquele período em sua atuação.
"Quando observo hoje meu trabalho nessa novela, vejo alguns reflexos da minha depressão, porque a minha fisionomia era sem muita expressão. Tive sorte, porque era uma personagem meio robótica. No meio da novela, eu já estava bem mais solta, rindo mais e mais ágil", comentou.
Com 62 anos de carreira, Nívea Maria afirmou que hoje busca uma rotina mais tranquila e mais tempo para a família. "Quero também tranquilidade e quero alguém que de repente ilumine esse nosso país para que os jovens tenham mais oportunidades. Além disso, quero ser feliz, viver com a minha família, dar risada, comer bem e beber", destacou.
"Quero sempre dar risada, sei que nem sempre é fácil, mas enquanto eu puder rir e fazer piadas das coisas, vou fazer sempre", finalizou ela.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Nívea Maria
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.