MOTIVAÇÃO DESCONHECIDA
REPRODUÇÃO/SBT

Murilo Couto foi impedido de entrar em Moçambique neste domingo (20) e teve o show na capital Maputo cancelado
O comediante Murilo Couto foi impedido de entrar em Moçambique neste domingo (20) e teve o show na capital Maputo cancelado. O integrante do Aberto ao Público aguardava a liberação no aeroporto internacional de Maputo desde 14h (9h no horário de Brasília).
Murilo estava acompanhado dos humoristas Gilmário Vemba, de Angola, e Hugo Sousa, de Portugal. Todos foram barrados, a princípio, sem maiores justificativas.
Os três humoristas formam o grupo Tons de Comédia. Em turnê, o trio faria o show em Moçambique às 17h (horário local). O cancelamento da apresentação foi confirmado em live, transmitida pelo Instagram do Tons de Comédia, nesta tarde de domingo.
Murilo Couto e os colegas chegaram ao país em um voo vindo de Luanda, capital de Angola, onde se apresentaram na noite anterior. Mesmo que nenhuma explicação oficial tenha sido dada até o momento, uma motivação política não pode ser descartada.
O país vive um período de forte instabilidade política. O moçambicano Venâncio Mondlane tenta legalizar o partido "Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autônomo", e não reconheceu a vitória do político Daniel Chapo, apoiado pelo partido Frelimo.
Nas redes sociais, o assessor de Venâncio Mondlane, Dinis Tivane, insinuou que o humorista de Angola Gilmário Vemba, assim como seus colegas, teriam sido impedidos de entrar no país por "expor as suas opiniões". Em julho, o humorista foi visto reunido com Mondlane em Lisboa.
Segundo a CNN, o conflito político em Moçambique já vitimou cerca de 400 pessoas, em resultado de confrontos com a polícia. Uma trégua é aguardada após dois encontros entre Mondlane e Chapo, em março e maio. Ambos teriam debatido a pacificação do país.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Aberto ao Público
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.