Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'MACHISMO'

'Mulher não conquista coisas com cruzada de pernas', dispara Paula Fernandes

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Paula Fernandes em foto compartilhada no Instagram

Paula Fernandes lamenta, em vídeo, notícias a seu respeito que tiveram cunho machista

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 10/8/2022 - 18h06

Paula Fernandes se irritou com a ideia de que o modo como cruzou as pernas diante de Roberto Carlos teria mudado sua vida. Em um desabafo em vídeo feito nas redes sociais, a cantora afirmou que esse tipo de comentário era machista e que seguirá lutando por uma sociedade mais igualitária. "Mulher não conquista coisas com cruzada de pernas", avisou.

"Ao longo dos anos, vocês já puderam perceber que eu sempre evitei confusão, eu nunca fui de participar de bate-boca, de debate publicamente, principalmente em rede social. E esses dias eu ando muito reflexiva, e eu acho que chegou o momento que eu tenho que me posicionar, não como pessoa pública, não como cantora e compositora que eu sou, mas sim e principalmente como mulher", disse.

O fato é que a sociedade é machista e, por mais que a gente lute contra essa mentalidade arcaica e totalmente ultrapassada, tem muita coisa para conquistar. Conquistar respeito, igualdade. Isso está muito distante ainda da gente.

A artista lembrou que, recentemente, teve de lidar com duas reportagens diferentes que a trataram como uma mulher aquém do próprio trabalho. A segunda delas, inclusive, teria mencionado a primeira. 

No início da semana, um jornalista, na ansiedade de gerar busca e cliques, afirmou que eu peço cama de casal no meu camarim. Eu já tinha escutado muita fake news a meu respeito --que eu tinha tirado a costela, que eu só tomava banho de água mineral, que eu era careca, toda semana eu tô grávida. Mas essa realmente conseguiu, assim, me surpreender. Foi mais do que inusitado para mim.

"E agora um outro jornalista resolveu requentar essa matéria e, para dar um ar de novidade, ele comentou que a minha cruzada de pernas na frente do rei Roberto Carlos mudou a minha vida. Um comentário machista, maldoso, mentiroso que gera dupla interpretação", lamentou. 

Nós não podemos ser desrespeitadas dessa forma. Uma mulher não conquista as coisas com cruzadas de pernas. Ela conquista com trabalho, com dedicação, empenho, com talento. Não é sobre a Paula Fernandes não, é sobre todas nós, mulheres brasileiras que lutam todos os dias para fazer a diferença.

E é sobre isso que eu estou aqui para falar hoje. a minha proposta aqui é dizer não a esse repórter e a todo e qualquer profissional que não aceite que o nosso sucesso é resultado de talento, de dedicação, de esforço. Estou aqui para dizer não ao machismo", reforçou.

Carreira

Paula lembrou ainda que começou a carreira musical aos oito anos de idade e que tudo o que conquistou foi na base do esforço pessoal. "Muito trabalho, muita dedicação. Eu pulei infância, pulei adolescência, a fase adulta. Me dedicando a isso, pelo meu trabalho e pelo meu sustento", disse.

A cantora classificou sua reação ao comentário sobre a cruzada de pernas como dolorosa. Ela finalizou o desabafo avisando que não estava se pronunciando por si mesma, mas sim por causa de outras mulheres. 

"Essa minha dor provavelmente é a dor de muitas mulheres que têm que conviver com esse comentários dúbios em seus objetivos. Espero que vocês fiquem bem e saibam que eu sempre vou lutar pelos nossos direitos e pela igualdade, porque é nisso que acredito", concluiu. Veja o vídeo completo da artista abaixo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.