Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre Oswald Berry, coreógrafo de paquitas, Xuxa e Patati e Patatá

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto antiga da atriz e ex-paquita Bárbara Borges (à esquerda) com o coreógrafo Oswald Berry (à direita), em que eles aparecem sorrindo e abraçados

Foto antiga da atriz e ex-paquita Bárbara Borges com o coreógrafo Oswald Berry

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2021 - 13h28

Coreógrafo de Xuxa Meneghel, das paquitas e da dupla de palhaços Patati Patatá, Oswald Berry morreu na quinta-feira (24) em São Paulo. A causa da morte do uruguaio ainda não foi divulgada. O ex-Xou da Xuxa (1986–1992) recebeu homenagens das ex-assistentes de palco Bárbaras Borges, Andrea Veiga e também de Marlene Mattos --antiga empresária de Xuxa.

A morte de Berry foi divulgada por Caio Nunes, amigo dele, pelo Instagram. "Hoje meu irmão (de consideração) vira estrelinha! Tô bem sensibilizado e feliz de termos divididos tantos momentos juntos. Voa, lindo, obrigado por tudo! Vire purpurina", desejou ele. 

Em seu perfil na mesma rede social, Andrea também lamentou. "Acabei de saber da passagem do Berry. Ele foi nosso coreógrafo por muitos anos! Era do Uruguai! Que ano difícil! Essa foto foi tirada na Espanha , onde gravamos por um mês! Vai com Deus, amigo", escreveu ela, junto à publicação de uma foto antiga de paquitas com o coreógrafo.

Nos comentários do post de Andrea, Marlene disse: "Vai com Deus, parceiro. Vou ficar com saudades". "Poxa! Que triste notícia! Amava o Berry! Outro dia pensei nele", comentou Flávia Monteiro. 

Em sua própria página, Bárbara Borges compartilhou um carrossel de imagens antigas ao lado de Berry e uma longa dedicatória. "Senti meu coração apertar quando soube hoje da passagem do Berry. Fui tomada por diversas imagens e lembranças que começaram a vir na minha mente. A garganta deu um nó… Não segurei as lágrimas", começou a artista. 

"Impossível falar da minha trajetória como paquita e não mencioná-lo! O coreógrafo Oswald Berry esteve presente em todo o processo de seleção do meu grupo Nova Geração e nos acompanhou, orientou e nos ensinou muito durante os quarto anos que fui paquita! Berry foi 'o cara', o preparador das paquitas de todas as gerações!", relembrou ela.

"Não era só na dança não! Ele estava atento a tudo, aos mínimos detalhes. Na minha carência e insegurança, eu achava que ele implicava comigo, que ele não gostava muito de mim, mas ele era exigente mesmo, era o papel dele naquele contexto todo! E eu queria muito a aprovação dele! Quando depois ele sorria pra mim e abraçava eu já esquecia tudo! Ah, Berry… Obrigada por tudo. Vai em paz, amigo Berry!", concluiu a ex-dançarina. 

Parceira de trabalho no Xou da Xuxa, Xuxa Meneghel não se pronunciou sobre Oswald Berry até o momento. O diretor artístico chegou a dar um depoimento ao especial Xuxa 12 Anos, em 1998, programa exibido no lugar de Xuxa Park (1994-2001) quando a apresentadora saiu em licença-maternidade.

Atualmente, Oswald Berry trabalhava como coreógrafo de Patati Patatá, e os empresários da dupla Igor e Rinaldi Faria lamentaram a perda. 

"Foram quase 17 intensos anos que dividimos o dia a dia e colecionamos memórias. Oswald Berry foi o Diretor Artístico de nossos shows, e responsável por todas as coreografias que milhões de famílias dançam nas músicas do Patati Patatá. Que legado!", descreveu Igor. 

"Há pessoas que ficarão para sempre na nossa história. Pessoas simples e profundas, dedicadas, talentosas, preciosas… Com as quais temos o prazer de compartilhar grandes momentos que ficarão marcados para sempre na nossa memória e no nosso coração", homenageou Rinaldi.

Confira a entrevista de Oswald Berry no especial Xuxa 12 Anos: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.