Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Luis Gustavo morre aos 87 anos após batalha contra câncer no intestino

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Luis Gustavo sorri durante entrevista ao programa Video Show, em 2017, da Globo

Luis Gustavo em entrevista ao Video Show em 2017; ator morreu de câncer

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/9/2021 - 14h34
Atualizado em 19/9/2021 - 18h30

Luis Gustavo morreu neste domingo (19) aos 87 anos em decorrência de um câncer de intestino. O intérprete descobriu a doença em 2018, enquanto fazia parte do elenco de Malhação: Vidas Brasileiras, e decidiu se afastar do meio artístico para focar em seu tratamento depois de mais de 65 anos dedicados à televisão.

A informação foi confirmada pelo seu sobrinho, o também ator Cássio Gabus Mendes, nas redes sociais. "Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer. Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio", lamentou o artista em seu Instagram.

Luis será cremado em cerimônia fechada para família e amigos próximos, e as cinzas jogadas em sua casa em Itatiba, no interior de São Paulo, em que passou os seus últimos dias ao lado de entes queridos.

O artista atualmente pode ser visto na reapresentação de Ti Ti Ti, em que reprisou um de seus papéis mais populares: o detetive Mario Fofoca, de Elas por Elas (1982). O personagem marcou a sua parceria com o cunhado Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), o que se repetiu em outras produções como Anjo Mau (1976) e Te Contei? (1978).

O astro deixa dois filhos: Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com Desirée Vignolli (1965-2018); e Luis Gustavo Vidal Blanco, do relacionamento com Heloísa Vidal.

A Globo ressaltou o talento do ator para fazer rir nos humorísticos da casa, a exemplo do tio Vavá que se tornou um dos destaques de Sai de Baixo (1996-2013). "[Luis] dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto", destacou o comunicado da emissora.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Luis Gustavo no remake de Ti Ti Ti

Carreira na comédia

Filho de um diplomata espanhol, Luis Gustavo nasceu na Suécia e chegou ao Brasil ainda na infância. Ele entrou na televisão pelos bastidores como contrarregra por intermédio de Cassiano Gabus Mendes, então diretor artístico da TV Tupi, mas fez sucesso mesmo à frente das câmeras.

Ele fez a sua estreia como ator ao substituir Walter Avancini (1935-2001), que havia adoecido, na peça Mas Não se Matam Cavalos, de Horace Mc Coy (1897-1955). O seu desempenho chamou a atenção e também o convite para a sua primeira novela --Se O Mar Contasse (1964), de Ivani Ribeiro (1922-1995), na TV Tupi.

Um dos seus principais trabalhos foi o papel-título de Beto Rockfeller (1968), de Bráulio Pedroso (1931-1990), que revolucionou a linguagem folhetinesca ao trazer os acontecimentos para a realidade brasileira. Até então, as produções eram adaptações de romances de época, com cenários em sua maioria na Europa.

Luis, porém, marcou mesmo o público pelos personagens cômicos, como o costureiro Ariclenes/Victor Valentin na primeira versão de Ti Ti Ti (1985), o investigador Mario Fofoca de Elas por Elas (1982) ou o tio Vavá de Sai de Baixo --papel que reprisaria em um longa-metragem em 2019.

“Eu sempre me dediquei à comédia. Na comédia, as crianças são meus grandes professores: testei meus personagens com elas, se não riam, o personagem não estava pronto. Não há mestre no mundo", disse Luis em entrevista ao Memória Globo.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Luis Gustavo e Betty Faria em Malhação

Confira a nota da Globo sobre Luis Gustavo na íntegra: 

Luis Gustavo sempre se dedicou à comédia. Dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto. O intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá nos deixa hoje, dia 19, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.

Luis Gustavo era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli, avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone, e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores.

Encarnando grandes personagens cômicos da telenovela brasileira, Luis Gustavo Blanco merece um capítulo especial na história da televisão. Nascido em 02 de fevereiro de 1934, em Gotemburgo, na Suécia, de pais espanhóis, ele chegou ao Brasil ainda criança e adotou São Paulo como o lugar para criar suas raízes.

Mesmo viajando constantemente ao Rio de Janeiro, o ator não se intimidava pela ponte aérea entre as cidades e se considerava um paulista de alma e coração. O ator passou os últimos anos morando em Itatiba, no interior de São Paulo.

O grande ‘Tatá’, apelido que o acompanhou por toda a vida e como era conhecido entre os mais íntimos, começou a carreira trabalhando durante cinco anos atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista.

caiuá franco/tv globo

Luis Gustavo em cena de Êta Mundo Bom!

Mas a vontade de estrear na parte artística falou mais alto. Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que, por acaso, fez a sua estreia como ator, na peça ‘Mas Não se Matam Cavalos’, de Horace McCoy. A partir dali, jamais abandonou a interpretação.

Sua primeira novela foi ‘Se o Mar Contasse’, de Ivani Ribeiro, na TV Tupi, em 1964. Também na emissora, atuou em ‘O Sorriso de Helena’, ‘O Direito de Nascer’, ‘O Amor Tem Cara de Mulher’ e ‘Estrelas no Chão’.

Paralelamente ao trabalho na TV, o ator também dava início à sua carreira no teatro. Em 1967, pela atuação em ‘Quando as Máquinas Param’, de Plínio Marcos, ganhou o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT).

Em 1968, Luis Gustavo participou da criação de um marco da telenovela brasileira, ‘Beto Rockfeller’, momento importante de sua carreira. O ator também deu vida a outros personagens que caíram no gosto do público, como o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em ‘Ti Ti Ti’, o músico cego Léo em ‘Te Contei?’ e o playboy Ricardo em ‘Anjo Mau’, todas escritas por Cassiano Gabus Mendes.

O personagem mais memorável do ator, no entanto, foi sem sombra de dúvidas o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca em ‘Elas por Elas’ também de Cassiano. Depois, Luis Gustavo estrelaria com este mesmo personagem um seriado homônimo e o filme ‘As Aventuras de Mário Fofoca’.

Durante vários anos, Luis Gustavo atuou ainda como Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa humorístico dominical da TV Globo ‘Sai de Baixo’. Seus últimos trabalhos na emissora foram ‘Brasil a Bordo’ e ‘Malhação: Vidas Brasileiras’, ambos exibidos em 2018.

Veja a publicação de Cássio Gabus Mendes nas redes sociais:

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.