Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEQUELA

Luciano Szafir sofre com 'doença de idoso' após Covid: 'Dor o dia inteiro'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Luciano Szafir em foto publicada no Instagram

Luciano Szafir em foto publicada no Instagram; ator tem uma artrose acelerada pela Covid-19

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/7/2022 - 7h40

Após ficar quase um ano com uma bolsa de colonoscopia, Luciano Szafir enfrenta mais uma complicação da Covid-19. O ator de 53 anos foi diagnosticado com uma artrose, que teve efeito acelerado por causa da infecção pelo vírus, e terá que passar por pelo menos mais duas cirurgias. "Sinto dor o dia inteiro", relata ele.

Um junho do ano passado, Szafir foi diagnosticado com a doença provocada pelo coronavírus e, desde então, lida com as sequelas. Teve uma alça do intestino perfurada, que o obrigou a usar uma bolsa de colonoscopia. Após o retorno ao médico para finalmente tirar o dispositivo, em maio deste ano, ele passou mal e precisou de mais procedimentos invasivos.

"Foi muito difícil quando eu passei mal e tive que voltar pro hospital agora em junho. Eu cheguei lá e tive que colocar uma sonda, passar por uma drenagem, foi muito complicado. Mas a palavra da vez para mim é paciência", declarou o ator em entrevista ao jornal O Globo.

"No último ano, eu passei cerca de 70 dias internado. Não adianta eu querer retomar a saúde do dia para a noite, não adianta achar que tudo vai correr rápido. Para o que passei, acho que o meu retorno geral tem sido rápido. Estou me sentindo bem, estou me sentindo disposto", completou.

Apesar de estar curado, a dor virou companheira inseparável do pai de Sasha Meneghel. Uma artrose teve seus efeitos acelerados pela Covid-19 e será o motivo para mais procedimentos cirúrgicos em breve.

"Eu sinto muita dor para caminhar, para agachar, até para dormir, eu acordo diversas vezes. Vou fazer uma cirurgia bastante avançada em que você coloca uma prótese de cerâmica que costuma durar de 20 a 30 anos e que vai me ajudar a voltar a caminhar sem dor e a praticar os meus esportes", explicou Szafir.

O ator afirma ainda que a doença não é comum na sua idade. "Hoje em dia, pessoas com 70 e 80 anos fazem essa cirurgia. Eu estou fazendo com 53. Pretendo fazer nas duas pernas. Falta apenas meus médicos liberarem. Quero fazer uma em agosto e outra em setembro. Aí, em outubro ou novembro, quero estar fazendo todos os meus esportes. Quero voltar para o jiu-jitsu, para a caminhada, para o teatro. Sinto dor o dia inteiro, já me acostumei a sentir dor, mas ninguém merece isso."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.