Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Famoso pelo bordão 'ligue djá', Walter Mercado morre em Porto Rico aos 87 anos

DIVULGAÇÃO/WLRN NEWS

O astrólogo Walter Mercado em entrevista de agosto de 2019

Walter Mercado em uma de suas últimas entrevistas, em agosto de 2019, para a WLRN News

REDAÇÃO

Publicado em 3/11/2019 - 12h51
Atualizado em 3/11/2019 - 14h53

Walter Mercado Salinas, mais conhecido como Walter Mercado, morreu na noite do último sábado (2). Ele estava internado no Hospital Auxilio Mutuo, em San Juan, capital de Porto Rico. Aos 87 anos, o astrólogo conhecido no Brasil pelo programa de ajuda astrológica em que tornou célebre o bordão "ligue djá" não resistiu a uma falência renal.

A morte do astrólogo foi confirmada pelo assessor de Mercado, Omar Matos, à Telemundo, rede de televisão portorriquenha. 

As primeiras informações sobre a deterioração do estado de saúde do astrólogo começaram a ser divulgadas no final de outubro. Walter Mercado, em seus últimos dias de vida, era colaborador da versão norte-americana do Primeiro Impacto, no Univision, e apresentava o programa Dando Candela, na ZTV.

Para os brasileiros, Mercado ficou conhecido no final da década de 1990, durante o grande 'boom' de programas de televendas pelo serviço de 0900, dos mais diferentes gêneros.

Um destes programas era apresentado pelo astrólogo, que oferecia consultas também em comerciais exibidos a exaustão nos intervalos de emissoras como SBT, Band e Manchete. Foi neles que o bordão "ligue djá", lembrado até hoje, virou alvo de imitações e homenagens.

Walter Mercado foi satirizado em episódio do Sai de Baixo reprisado pela Globo no último sábado, dia 2 

Walter Mercado era uma figura tão presente no imaginário brasileiro no final dos anos 1990 que chegou a ser homenageado pelo seriado Sai de Baixo, da Globo. Em um dos episódios, curiosamente reprisado pela emissora poucas horas antes de sua morte, Caco Antibes (Miguel Falabella) encarnou o visual e a personagem do astrólogo. Nas redes sociais, os telespectadores mais atentos notaram a coincidência entre a exibição e a morte dele.

Em agosto, seu programa na televisão norte-americana completou 50 anos de exibição ininterrupta. Para comemorar o marco, ele ganhou uma exposição no Museu da História de Miami, com seus figurinos, joias, objetos pessoais e até mesmo com um busto em tamanho real do astrólogo.

A última aparição de Walter Mercado na TV brasileira foi em fevereiro de 2016, em entrevista concedida ao programa Gugu, então exibido pela Record.

No bate-papo, Mercado fez revelações polêmicas, como a de se considerar assexuado. "Não creio em sexo de cama, creio em sexo através da compatibilidade mental e emocional, em todos os aspectos. Sou assexuado", afirmou. 

O astrólogo não gostava de revelar sua idade real. Na entrevista ao apresentador Gugu Liberato, ele se recusou a contar quantos anos tinha e, em tom de brincadeira, respondeu: "Entre 40 anos e a morte". 

Ainda em sua última aparição, gravada em sua casa em Porto Rico, Walter Mercado revelou que tinha um carinho muito grande pelo país e contou o que o fez sair da televisão brasileira.

"Eu amo o Brasil, mas briguei com um produtor meu, tivemos uma guerra legal. Eu quero o bem dele, sou muito agradecido, mas são acordos. No contrato havia uma cláusula dizendo que era tudo meu", pontuou o apresentador, se referindo aos lucros com as chamadas feitas para suas linhas de 0900.

Em 2010, ainda em virtude do problema judicial com seu ex-produtor, o astrólogo anunciou que passaria a atender também pelo nome de Shanti Ananda, expressão que significa "alegria da paz", em tradução livre. Dois anos depois, quando começou a sofrer seus primeiros problemas de saúde, fundou uma instituição para ajudar crianças carentes de toda América Latina.

A morte de Walter Mercado foi lamentada pelos fãs nas rede sociais. Confira alguns dos comentários sobre o falecimento do astrólogo:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.