EX-MINISTRO

Fábio Faria aciona advogados por memes sobre conversa com Daniel Vorcaro

VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

homem moreno faz joinha em uma mesa de rádio; ele veste terno

Fábio Faria em evento oficial como ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro, em 2022;

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2026 - 19h08

Fonte Preferencial

Fábio Faria acionou advogados após a repercussão de memes e publicações sobre as conversas que manteve com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O ex-ministro das Comunicações é casado há 19 anos com Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos (1930-2024) e uma das donas do SBT.

  • Entenda a notícia:
  • Fábio Faria decidiu acionar a Justiça por conteúdos que considera falsos sobre as conversas com Daniel Vorcaro;
  • O ex-ministro também pediu o mapeamento de perfis que criaram memes ou impulsionaram publicações sobre o caso;
  • Segundo a defesa, Faria apenas repassou convites de Vorcaro para autoridades;
  • Os advogados afirmam que nenhuma das autoridades citadas nas mensagens compareceu à festa;
  • Motivação da ação judicial seria "consequências graves" para a família de Fábio Faria.

A informação foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo ela, Faria pretende processar sites e personalidades que, na avaliação de seus advogados, usaram as mensagens para atribuir a ele condutas que "não seriam verdadeiras".

A repercussão começou após a divulgação de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro. Os registros mostram que Faria ajudou o então banqueiro a convidar autoridades para uma festa privada de Halloween realizada em São Paulo, em outubro de 2023, que teria reunido 120 mulheres e 20 homens.

A decisão de recorrer à Justiça veio após conteúdos sobre as mensagens, segundo disse um interlocutor do ex-ministro à Folha, extrapolarem o relato das reportagens e trazerem insinuações que tiveram "consequências graves para a família" de Fábio Faria.

A defesa afirma que o papel do marido de Patricia foi apenas transmitir, a pedido do dono do Banco Master, convites para autoridades citadas nas mensagens. Entre elas estavam os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Rodrigo Pacheco (PSB-MG) e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli.

Os advogados sustentam ainda que Faria conhecia Vorcaro havia apenas 15 dias quando as mensagens foram trocadas. De acordo com a defesa, agendas oficiais, registros de voos da FAB e informações sobre voos oficiais podem comprovar que nenhuma das autoridades mencionadas compareceu à festa.

Além dos sites e personalidades, Fábio Faria pediu que os advogados mapeiem perfis que criaram memes ou impulsionaram, por meio de publicidade paga, publicações que ele considera falsas.

TUDO SOBRE

Fábio Faria


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.