Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VINTE ANOS DEPOIS

Bolsonarista, Regina Duarte vira piada ao repetir 'eu tenho medo' em 2022

CAROLINA ANTUNES/PR

Regina Duarte em sua posse como secretária especial de Cultura

Regina Duarte em sua posse como secretária especial de Cultura; atriz ficou dois meses no cargo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 16/8/2022 - 18h14

A atriz Regina Duarte virou piada nas redes sociais ao recuperar o bordão "eu tenho medo" vinte anos depois das eleições de 2002. Ela recobrou a frase para criticar diversos colegas de profissão, como Fernanda Montenegro e Antonio Fagundes, que assinaram manifestos a favor da Democracia e do sistema eleitoral brasileiro --postos em xeque pelo atual presidente Jair Bolsonaro. "Como em 2002, eu tenho medo", disparou.

A artista compartilhou um vídeo com comentários do jornalista Guilherme Fiuza sobre a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. A iniciativa da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) reuniu quase um milhão de assinaturas em repúdio aos ataques do político às urnas.

"Que vergonha eu tenho dessa leva. Batam mesmo, patriotas, que o meu pluralismo abestado me impede de bater na categoria por mais indignada que eu esteja. Fiuza, me diz se não é que a obliteração chega mesmo ao cúmulo do cinismo e da pouca vergonha?", escreveu ela.

"De que democracia a gente está falando? Da que respeita as quatro linhas da Constituição não pode ser porque: se uma coisa o presidente está fazendo é atuar constitucionalmente até o último fio de cabelo. Bolsonaro é exemplo de Democracia para o mundo todo", tergiversou ela, uma vez que o político é visto internacionalmente como extrema direita.

Regina ainda criticou a constituinte no Chile que está reescrevendo o texto deixado pela ditadura de Augusto Pinochet (1915-2016). "Onde estão prestes a ressuscitar a Constituição de Salvador Allende (1908-1973)? E o buraco esquerdista em que a Argentina se meteu?", concluiu ela.

Nas redes sociais, os internautas lembraram que a artista foi fritada pelo próprio presidente quando assumiu o cargo de secretária especial de Cultura. "Perdeu tudo. O triste fim de Regina Duarte. Ela meteu um 'eu tenho medo' novamente. É tipo o 'pum do palhaço' para quem tiver dúvida", escreveu Claudio Rocha.

Alguns lembraram da resposta que Aldir Blanc (1946-2020) deu à primeira vez que Regina proferiu o bordão, durante a disputa entre José Serra e Lula pela presidência em 2002. 

"O grande rebateu: 'Eu também tenho medos, Regina [...] Tenho medo, quase pânico, de privatizações sujas que lesam nosso patrimônio. Eu tenho medo de analfabetismo, de mortalidade infantil, de fome'", lembrou Maurício Caleiro.

Confira a publicação de Regina Duarte:

Veja a repercussão sobre Regina Duarte nas redes sociais:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.