Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA BAHIA

Astrid Fontenelle se revolta com racismo sofrido pelo filho: 'Ele ficou desnorteado'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Astrid Fontenelle e Gabriel Fontenelle de Brito sorriem em foto publicada no Instagram

Astrid Fontenelle com Gabriel Fontenelle de Brito em foto publicada no Instagram; racismo em praia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2021 - 9h12

Astrid Fontenelle se revoltou ao ver o filho, Gabriel Fontenelle de Brito, ser vítima de racismo na Praia do Morro de São Paulo, na Bahia, onde a família está de férias. O menino de 13 anos foi confundido por uma turista com um funcionário do hotel. "Ele ficou desnorteado. Triste. Eu fiquei puta", escreveu a apresentadora.

A funcionária do canal GNT relatou o caso em uma postagem no Instagram. "Meu sol, minha lua! Meu menino anjo. Minha estrela. Garoto de bom coração, adorável, amigo dos amigos. Por ele viro bicho! E desviro para acolhe-lo", começou ela.

"Hoje cedo, na praia, foi vítima do racismo estrutural. A fulana o 'confundiu' com o funcionário do hotel que atende a praia. Pediu um colchonete pra ele. Mandei ela buscar no quiosque. Ficou com cara de espanto; como? Na testa escrito 'mas ele não trabalha aqui?'", contou a loira.

"Sim, na cabeça dessa certamente basta ser preto pra ser o serviçal. E aí está o racismo estrutural que gente, como a tal senhora, não quer entender. Me disse que 'era coisa da minha cabeça', falou que eu tava dando show porque era artista. Nada disso. Sou uma mulher bem informada que, além de não ser racista, sou antirracista! Esse é meu compromisso. Com meu filho e com qualquer outra pessoa preta. Esse olhar erradérrimo da sociedade é proibitivo!"

"No final, pediu desculpas pra ele. E eu ofereci um presente. O livro que estou lendo: Escravidão do Laurentino Gomes. Ela não aceitou", relatou. "Ele [Gabriel] ficou desnorteado. Triste. Eu fiquei puta. Triste. Mas ainda bem que aconteceu comigo ao lado dele. Temos um longo caminho pela frente", encerrou Astrid.

Nos comentários, ela recebeu apoio de colegas famosos. "Todo meu carinho para o Gabriel. Para pretos, como nós, essa é uma luta sem fim. Não importa se famosos ou não", afirmou Gloria Maria

"Ser mãe de menino preto é viver em estado permanente de tensão. Ela preferiu não ler o livro para poder seguir usando a ignorância como desculpa para seu racismo! Gabriel é um jovem espetacular", escreveu a jornalista Maíra Azevedo. Cris Vianna, Adriane Galisteu, Leilane Neubarth e Drica Moraes também demonstraram apoio ao menino.

Confira a publicação da apresentadora:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.