Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SURTOS E POLÊMICAS

Tadeu Schmidt no BBB22: 5 erros de Leifert para o novato evitar e levar de lição

SERGIO ZALIS/TV GLOBO

Tadeu Schmidt sorri durante visita à casa do Big Brother Brasil 22

Tadeu Schmidt será o novo apresentador do Big Brother Brasil 22 a partir de segunda-feira (17)

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 17/1/2022 - 6h10

O efeito da substituição de Tiago Leifert por Tadeu Schmidt na apresentação do BBB22 é um dos momentos mais aguardados pelos fãs do programa. Na nova função a partir desta segunda-feira (17), o ex-Fantástico precisará de muito esforço para cair nas graças do público e evitar erros de seu antecessor.

Se no comando de Bial o BBB tinha um perfil mais sério, o ex-Globo Esporte foi o responsável por ampliar a força do programa entre os mais jovens por causa de sua linguagem e estilo.

Mesmo com todos os méritos na função, Leifert não deixou de cometer alguns equívocos ao longo de sua jornada: deu esporros desnecessários nos participantes, teve gafes em resultados de provas e muitas vezes deixou explícito para os participantes a preferência do público.

A seguir, confira cinco pontos de atenção do legado de Leifert para Schmidt ficar atento e não repetir no BBB22:

Discursos

Mesmo que cada apresentador tenha uma linguagem diferente por conta da bagagem profissional, Tiago Leifert sofreu bastante com comparações a Pedro Bial. No BBB17, sua estreia no reality, os diálogos foram apontados como vazios e sem o tom poético e enigmático muito utilizado pelo antecessor.

Se a presença de Bial causava tensão entre os brothers, o ex-The Voice adotou uma pegada mais amigável e misturou elementos da cultura pop. De cara, os papos de Leifert causaram estranhamento, mas com o tempo o público se acostumou. Diante dos apontamentos negativos, o então apresentador decidiu pegar mais pesado com os participantes em certas ocasiões e acabou por cometer deslizes, como broncas desnecessárias ao vivo.

Críticas

Lá em 2018, a apresentadora Sônia Abrão criticou o jeito imparcial de Tiago apresentar o BBB. "Ele é um jogador disfarçado de apresentador", apontou. Essa declaração foi o início de múltiplas alfinetadas dele contra a colega. Leifert desmentiu declarações dela no programa A Tarde É Sua, não a homenageou durante uma retrospectiva de canais de notícia na Globo e pediu para ela "tirá-lo da geladeira" ao vivo no Domingão.

O ex-comandante do programa também teve uma relação de amor e ódio com os internautas. Antes do BBB20, o jornalista chegou a desativar seu perfil no Twitter e nunca mais deu as caras na rede social. Schmidt, por outro lado, anunciou recentemente que está de volta aos braços dos tuiteiros --e começou a ser atacado.

Tretas

Mesmo depois de ter deixado a Globo, Leifert arranjou confusão com Ícaro Silva após o ator criticar o Big Brother Brasil. "Respeitem a minha história, minha trajetória, meu ódio por entretenimento medíocre [...]", disse o artista, irritado com especulações de que estaria no BBB22. O assunto poderia ter acabado por aí, mas o jornalista decidiu opinar: "Meu sossego foi interrompido", digitou o ex-Globo em uma carta aberta.

“Sua opinião sobre realities não é uma crítica construtiva e, sim, apenas uma agressão gratuita a quem nunca te fez mal (aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última aê!). Achar que o que você faz é superior não é baseado em fatos, é arrogância mesmo”, pontuou o ex-apresentador.

O texto foi suficiente para causar guerra entre os dois lados em uma confusão generalizada que envolveu até famosos como José de Abreu, Suzana Pires, Thelma Assis, Manu Gavassi, Rafael Zulu, Lucy Ramos, Paula Sperling, entre outros.

Gafes

A 19ª temporada do Big Brother Brasil foi a mais marcante para Leifert, mas não de forma positiva: aquela edição foi a que ele mais acumulou gafes. No Paredão falso que imunizou Gabriela Hebling, ele divulgou o resultado enquanto explicava a dinâmica ao público. Após um intervalo comercial, minimizou o erro: "Cometi um ato falho e revelei o resultado da votação. Quem ouviu, ouviu, não vou repetir. O paredão é falso mesmo".

Também durante uma Prova do Líder, vencida pela participante Carol Peixinho, o comunicador "previu" a vitória da sister durante outra explicação. Acontece que a prova era de sorte, e a atitude dele colocou em risco a credibilidade do programa . Na época, quando ainda usava seu Twitter, ele chegou a brincar com a situação. "Faço mapa astral e trago seu amor de volta em 7 dias", alfinetou.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tiago Leifert

Tiago Leifert durante apresentação do BBB

Outro momento, desta vez na final do BBB20. Após anunciar Manu Gavassi como a terceira colocada, ele chamou as finalistas Thelma Assis e Rafa Kalimann para a área externa da casa, mas antes soltou sem querer a vencedora. "Eu vou ter a honra de dar a notícia da campeã olhando nos olhos da campeã. Então vou chamar a Thelma aqui para fora", disse ele. Após uma pausa, Leifert se corrigiu: "Rafa e Thelma".

Broncas

Ainda no BBB19, a Globo sofreu com a queda de audiência do reality e o excesso de "plantas" no confinamento. Em busca do "fogo no parquinho", o apresentador decidiu ser mais rígido com os brothers, mas o resultado não saiu como o esperado e algumas broncas ficaram fora do tom.

No BBB20, primeira edição com o grupo Camarote, que reuniu personalidades famosas com outros participantes desconhecidos, Manu Gavassi constantemente irritava Leifert com sua passividade e "quebra do protocolo BBB". Nas dinâmicas da discórdia, a cantora nunca tomava posicionamentos diretos e alfinetava a direção ao afirmar que o game foi criado para criar intrigas.

Fiuk, do BBB21, também foi outro a criticar publicamente as reuniões de condomínio. Irritado, o âncora do reality show obrigou o filho de Fábio Jr. a tomar um posicionamento e causou climão na casa. Também naquele ano, Leifert não gostou do tom de brincadeira dos participantes durante uma Prova do Líder e esculachou os brothers.

"11ª semana de programa. Não dá mais para alguns comportamentos. Me chamou atenção o desleixo da maioria de vocês. Muita galhofa, muita brincadeira. Mas em uma prova do líder, de habilidade? Você tem que observar o amiguinho. Custou caro. A prova do anjo hoje é de habilidade de novo. Presta atenção no que está acontecendo, não leva na brincadeira", alertou.


Saiba tudo sobre o BBB22 com o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#64 - BBB22: Como o programa se desgastou antes mesmo de começar?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.