Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO CAMAROTE

Quem é Linn da Quebrada? Primeira travesti do BBB é cantora e ativista

REPRODUÇÃO/TWITTER

Linn da Quebrada veste camiseta branca estampada e chapéu amarelo por cima das tranças antes de entrar no BBB 22

Linn da Quebrada em foto divulgada no Twitter momentos antes da entrada na casa do BBB 22

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/1/2022 - 16h04

Linn da Quebrada se tornou a primeira travesti a pisar na casa mais vigiada do Brasil ao estrear no BBB 22 na tarde desta quinta-feira (20). A cantora e ativista nasceu na capital paulista, mas cresceu no interior do estado onde passou a infância e a adolescência nas cidades de Votuporanga e São José do Rio Preto.

O Big Brother Brasil já havia selecionado uma pessoa transexual em 2011, a esteticista Ariadna Arantes, que foi a primeira eliminada da 11ª temporada do reality. Diferentemente dela, Linn é identificada como travesti e construiu sua fama tocando em tabus e desconstruindo estereótipos de gênero e sexualidade.

A paulistana iniciou a carreira artística como performer, e, na adolescência, também foi auxiliar de cabeleireira. Sua primeira música autoral foi lançada em 2016, com o título Enviadescer, e logo após vieram outros singles de sucesso como Talento, Bixa Preta e Mulher. Aclamada pela crítica e pelo público, a artista embarcou na turnê nacional Bixarya no seu ano de estreia.

Em 2019, ela estreou como atriz na série Segunda Chamada (Globo), interpretando Natasha. No mesmo ano, ela começou a apresentar o programa TransMissão, do Canal Brasil, ao lado da cantora Jup do Bairro.

No cinema, ela protagonizou o premiado documentário Bixa Travesty (2018), em que relata sua trajetória de enfrentamento ao machismo e diversas formas de transfobia. Com esse projeto, a artista conquistou o Teddy Awards de melhor documentário estrangeiro, em Berlim.

No trabalho e na vida, Linn também é conhecida pelo ativismo social em favor das minorias, principalmente em defesa dos direitos da população LBGTQIA+. Em 2014, ela descobriu um câncer nos testículos e teve que retirar um deles, fazer quimioterapia por três anos até ser curada em 2017. Em 2021, fez implante de próteses de silicone mamária para se identificar melhor com o próprio corpo.

Em janeiro de 2022, a cantora mudou os documentos, que agora constam oficialmente com seu nome social, Lina Pereira dos Santos. Convidada para entrar no grupo Camarote do BBB 22, ela já quis se inscrever no programa antes da fama.

"Eu sou uma grande fã desse programa. Vai ser a experiência mais icônica da minha vida!", comemorou a cantora em nota divulgada pela Globo. Linn diz que para "colar com ela", tem que ser sincero, honesto e saber jogar. Ela afirma que deseja dançar muito nas festas e dar o máximo de si nas provas de resistência.

Confira nos vídeos momentos da entrada de Linn na casa do BBB 22.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.