Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INCOERÊNCIA?

Jornalistas da Globo são proibidos de comentar BBB22 e ficam indignados

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt em um chroma-key e apresentando as novidades do BBB22

Tadeu Schmidt no BBB22: Globo proíbe jornalistas de comentar reality e causa indignação

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2022 - 13h54

Jornalistas da Globo estão indignados e acusam a empresa de incoerência na recomendação de que seus repórteres e apresentadores não comentem o BBB22 nas redes sociais. Nos últimos anos, a própria Globo usou o alcance de nomes mais famosos para mostrar o grande poder de repercussão do reality show.

A proibição foi revelada pelo jornalista Léo Dias e confirmada pelo Notícias da TV com diversas fontes. Chefias da rede líder se apoiam nos Princípios Editoriais do Grupo Globo, que pedem um comportamento isento nas redes sociais. Comentários que possam ferir a honra de contratados também devem ser evitados.

"Em sua atuação nas redes sociais, o jornalista deve evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento. Por esse motivo, nas redes sociais, esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo", diz o texto, disponível no site oficial da emissora.

A proibição se deu principalmente por dois casos. O primeiro foi o de Rodrigo Carvalho, correspondente da emissora na Inglaterra, que tomou uma invertida de J.B Oliveira, o Boninho. O diretor do BBB disse que o jornalista divulgou "fake news" ao criticar Laís Caldas, uma das participantes da atual edição.

O outro foi com a jornalista Carol Prado, que criticou ferrenhamente Juliette Freire na edição passada e foi atacada pelos fãs da cantora após tuítes seus serem revividos em uma participação de ambas no Encontro desta semana. Os dois casos foram usados como excessos que devem ser evitados.

A maioria dos jornalistas ficou irritada com a nova orientação por causa do fator incoerência. Nos últimos anos, a Globo chegou a usar a popularidade de alguns nomes para mostrar como o reality show causa catarse coletiva.

Em 2021, por exemplo, vários jornalistas apareceram em algumas edições do programa, inclusive na finalíssima. 

Para acompanharem o reality nas redes sociais, os jornalistas estão sendo discretos. Apenas curtem conteúdos e respondem outras pessoas, mas não tuitam abertamente sobre o assunto para evitarem novas broncas da chefia sobre a situação. Até comentários vagos estão sendo evitados.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.