Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELEMENTO DE ESTRESSE

Botão de desistência do BBB 22 será agente de caos psicológico, aponta especialista

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Casa do BBB 22 é apresentada por Tadeu Schmidt, e jornalista foca no botão de desistência

Tadeu Schmidt apresenta botão de desistência do BBB 22: elemento pode virar fator de caos mental

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2022 - 22h00

O botão de desistência do BBB 22 deve se tornar mais um agente de caos psicológico para os participantes do reality show da Globo. Em edições passadas, o confinado ia até o confessionário para pedir sua saída da casa. Agora, o equipamento visível a todo o momento pode instigar o desejo do adeus, criar um estresse a mais e ser uma casca de banana para os impulsivos.

"As pessoas podem não pensar tanto quanto elas pensavam, né? Nos anos anteriores você tinha um processo. Tinha que entrar ali no quarto, tinha que pedir. Eram mais passos até você pedir para sair. Agora ficou mais fácil, ficou mais rápido, ficou mais imediato. Então quem é mais impulsivo, olha... Eu acho que vai sofrer mais", aponta o psiquiatra Jairo Bouer.

O médico diz acreditar que o botão seja mais um fator de pressão para aquelas pessoas que já precisam lidar com estímulos diversos, que provocam estresse mental.

"É um jogo, nesse jogo as pessoas vão ter estratégias, elas tentam não ser eliminadas... Alianças, brigas, tudo isso que a gente está cansado de ver no BBB, né? Isso tudo vai gerando uma situação de estresse que pode levar a pessoa a tomar a decisão de desistir de uma hora para a outra", analisa.

Na edição de 2021, Lucas Penteado desistiu de permanecer no jogo após entrar no confessionário. Ele se viu encurralado durante a festa Holi Festival, na qual beijou o participante Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, e se desentendeu com Lumena Aleluia, Pocah e outros brothers. A psicóloga declarou que Penteado estava se "apropriando de uma luta histórica" em prol dele mesmo, enquanto a cantora disse que ele tinha um olhar do "demônio".

Além dele, Caio Afiune declarou que queria deixar a edição, e Juliette Freire chegou a cogitar sua saída. Inclusive, ao saber da instalação do botão de desistência, a vencedora do Big Brother Brasil 21 afirmou que, certamente, teria deixado o jogo --e se arrependido depois.

O médico consultado pelo Notícias da TV afirma que são inúmeras as variantes que podem resultar em um pedido para sair do reality. "Vai variar muito de acordo com a temperatura emocional ali no momento do jogo", defende. As válvulas de escape para momentos de pico costumam seguir para caminhos opostos. Ou a pessoa toma uma decisão impulsiva, ou respira, reflete e age de maneira mais fria e menos imediata.

Jairo Bouer é médico psiquiatra especialista em sexualidade, educação sexual e saúde em geral. O médico é participante do Encontro com Fátima Bernades e publisher do site Doutor Jairo.

Confira mais detalhes da conversa com Jairo Bouer no vídeo abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.