Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DADOS DO CENSO

BBB22: Nome Eslovênia é tão incomum que nem tem registro no site do IBGE

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Eslovênia Marques, do BBB22, posa para foto no Instagram

A paraibana Eslovênia tem 25 anos e chamou a atenção pelo nome diferente ao ser anunciada no BBB22

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 16/1/2022 - 6h45

Eslovênia Marques, participante do Pipoca BBB22, chamou a atenção ao ser anunciada na lista oficial do reality show na sexta-feira (14) por ter o nome de um país europeu. É tão raro que pais brasileiros batizem seus filhos dessa maneira que não há registros no site do projeto Nomes do Brasil, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pelo critério da plataforma lançada em 2016, "somente são apresentados os nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total Brasil. Para Estado selecionado, se exige uma frequência de ao menos 15 nomes iguais; e para os municípios, se exige uma frequência de ao menos 10 nomes".

Ou seja, até a realização do último Censo, em 2010, não havia 20 pessoas no país com o nome de Eslovênia, muito menos 15 mulheres na Paraíba, local de nascimento da participante do BBB22, que fossem suas xarás.

O "culpado" pela escolha do nome é "Mago" Marques, pai da jovem. Em um vídeo publicado no Instagram da sister neste sábado (15), ele explicou que a ideia inicial era chamá-la de Bósnia-Herzegovina:

Em meados dos anos 1990, na Guerra da Iugoslávia e Chechênia, na região da Europa meridional, pelo simples fato de achar Eslovênia uma palavra bonita... Na realidade, não seria Eslovênia, seria Bósnia-Herzegovina, só que eu pensei na escola como ela seria chamada, né, aí eu optei por Eslovênia.

Desde que foi anunciada pela Globo na tarde de sexta-feira (14), Eslovênia saltou de 63 mil para mais de 800 mil seguidores no Instagram. Ela é estudante de Marketing, tem 25 anos e mora com os pais em Caruaru, Pernambuco.

Veja abaixo a explicação dos pais para o nome da participante:


Saiba tudo sobre o BBB22 com o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#64 - BBB22: Como o programa se desgastou antes mesmo de começar?" no Spreaker.

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.