Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

PAULO, O HERDEIRO

Vale Tudo cresce após o fim de Força de Mulher, mas Record segura bem 'órfãos'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mulher sorri com expressão divertida e mãos no rosto à frente de homem desfocado; cenário ao ar livre com montanhas ao fundo.

Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo: até que ponto novela das nove foi beneficiada?

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 16/7/2025 - 6h10

Os números da Kantar Ibope entre os dias 7 e 11 de julho já dão uma amostra de como o público reagiu ao fim de Força de Mulher. A Record conseguiu reter boa parte da audiência, mesmo trocando a novela turca por uma história bíblica. Na Globo, Vale Tudo aparentemente ganhou alguns décimos preciosos no horário. Já o SBT manteve sua média estável, apesar dos ajustes na programação com a estreia de As Filhas da Senhora Garcia.

Segundo fontes do Notícias da TV nos bastidores, a Record está bastante satisfeita com o desempenho de Paulo, o Apóstolo. Havia a expectativa de que os índices pudessem sofrer uma queda brusca, especialmente diante do desgaste das produções bíblicas. O pior cenário, porém, não se concretizou.

Em sua primeira semana, o folhetim de Cristiane Cardoso --filha de Edir Macedo e atual diretora de Dramaturgia da Record-- marcou 6,2 pontos na Grande São Paulo. Ou seja, a trama foi capaz de segurar 78,5% do público médio que havia acompanhado as 49 semanas de Força de Mulher.

Paulo, o Apóstolo ainda teve a melhor primeira semana de um folhetim religioso desde a estreia da nona temporada de Reis, A Sucessão, exibida entre 2 de outubro e 17 de novembro de 2023.

O Jornal da Record talvez seja quem mais sente falta de Força de Mulher, mas a reprise de Reis mostrou bastante resiliência. A atração, que vinha embalada pela história de Bahar (Özge Özpirinçci), sofreu uma retração de apenas 11%.

E a Globo?

De acordo com fontes da reportagem, a direção da Globo sempre se mostrou cética quanto aos efeitos de Força de Mulher sobre a audiência do Jornal Nacional e de Vale Tudo. Entretanto, tanto o telejornal quanto a novela bateram recordes na Grande São Paulo com o fim da novela turca. Uma questão, porém, ainda precisa ser respondida.

Afinal, qual seria o verdadeiro peso dessa falta de concorrência sobre o folhetim de Manuela Dias? Até onde os bons números não estariam apenas ligados à virada na vida de Raquel (Taís Araujo) e Maria de Fátima (Bella Campos), que foi amplamente divulgada pela emissora?

Os índices atuais ainda não permitem avaliar com precisão os impactos da novela turca na Globo. Será preciso acompanhar mais algumas semanas para entender o real comportamento do telespectador. Outro ponto em aberto é o streaming: as medições disponíveis não revelam se parte do público de Força de Mulher migrou para as plataformas digitais.

SBT ficou a ver navios

Em meio a diversos erros de planejamento, o SBT aparentemente teria acertado em cheio ao esperar o fim de Força de Mulher para marcar a estreia de As Filhas da Senhora Garcia. Mas a novela mexicana, que é baseada em um dramalhão turco, mal conseguiu alguns gatos pingados: com 3,2 pontos na média semanal, manteve os números que a reprise de A Caverna Encantada já vinha dando nas últimas semanas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.