Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

SINAL VERMELHO

Três Graças em baixa: Um em cada três capítulos perde para Dona de Mim no Ibope

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Belo tem expressão desconfiada em cena da novela Três Graças

Misael (Belo) em Três Graças: novela das nove é elogiada, mas não tem boa audiência em SP

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 21/11/2025 - 10h00

Apesar dos elogios tanto da crítica quanto do público, Três Graças não é exatamente um sucesso nos números da Kantar Ibope. Com um pouco mais de um mês no ar, o folhetim de Aguinaldo Silva frequentemente registra menos audiência do que Dona de Mim --com uma média de uma derrota a cada três capítulos.

De acordo com o levantamento feito pelo Notícias da TV, a novela das nove já foi superada pela trama de Leo (Clara Moneke) em nove ocasiões e empatou em uma (veja a lista completa no final do texto). Ainda amargou uma derrota para Êta Mundo Melhor! em 6 de novembro. Os dados são referentes à audiência da Grande São Paulo.

Esse é um cenário complexo, que tem desafiado o horário nobre da Globo há algum tempo. De um lado, Silva entrega exatamente o que o público sempre pediu: um folhetim de pegada clássica, com boa história, personagens bem construídos e, sobretudo, viradas muito bem amarradas.

Três Graças não é tão inspirada quanto Senhora do Destino (2004), mas é bem mais interessante do que Fina Estampa (2011) e Duas Caras (2007) --as quais, apesar das críticas pontuais, não tiveram qualquer problema de audiência.

O que explicaria, então, esses revezes no Ibope? Uma das respostas passa pela mudança de comportamento do público, em que o horário nobre parece ter sido deslocado para mais cedo. Hoje há mais televisões ligadas às sete ou às oito do que às nove.

Dona de Mim também está voltando a entrar nos trilhos depois de um período em que sofreu com uma barriga --jargão para aqueles momentos em que nada de importante acontece na trama. A produção, mesmo que não seja uma unanimidade, é a maior audiência média no horário desde Vai na Fé (2023).

No fim das contas, Três Graças parece disputar audiência em um terreno cada vez mais fragmentado, no qual a tradição de folhetim já não assegura, por si só, a liderança isolada.

A novela acerta no formato, na narrativa e na mão firme de Aguinaldo Silva, mas enfrenta um público que mudou seus hábitos e um concorrente direto que voltou a ganhar fôlego. O desafio, daqui para a frente, será transformar qualidade em tração --e recuperar espaço em um horário que já não pertence apenas às novelas da Globo.

Veja as derrotas de Três Graças para Dona de Mim:

  • 27 de outubro: 24,3 pontos x 23,9
  • 30 de outubro: 23,0 x 22,4
  • 31 de outubro: 22,2 x 21,5
  • 4 de novembro: 23,1 x 21,9
  • 6 de novembro: 23,6 x 20,4
  • 11 de novembro: 22,8 x 22,7
  • 14 de novembro: 23,2 x 22,1
  • 15 de novembro: 19,1 x 17,9
  • 18 de novembro: 24,2 x 22,1

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Três Graças

Três Graças é uma novela criada por Aguinaldo Silva em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva. A história é ambientada em São Paulo e ficará no ar até maio de 2026.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Três Graças e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.