Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADE NO FUTEBOL

Paulistão na Record leva goleada da Globo, mas faz emissora vencer Eliana

REPRODUÇÃO/RECORD

Márcio Canuto no meio da torcida do Novorizontino com uma camisa azul e máscara na transmissão do Campeonato Paulista 2022

Márcio Canuto no Paulistão na Record: estreia do Campeonato perde para Globo, mas vence SBT

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2022 - 18h30
Atualizado em 24/1/2022 - 14h47

O primeiro jogo Campeonato Paulista de 2022 transmitido pela Record ficou com o segundo lugar de audiência no domingo (23). Com a vitória de Palmeiras sobre Novorizontino por 1 a 0, a emissora de Edir Macedo não chegou perto da estreia da segunda temporada do The Masked Singer Brasil e do Domingão com Huck na Globo. Entretanto, conseguiu a vice-liderança no horário --posição normalmente ocupada pela apresentadora Eliana, do SBT.  A loira só virou o jogo quando bateu de frente com Rodrigo Faro.

Segundo dados consolidados de audiência na Grande São Paulo obtidos pelo Notícias da TV, a transmissão narrada por Marco de Vargas, com comentários de Müller e apresentação de Fred Ring, marcou 7,7 pontos de média na transmissão total, das 15h43 às 18h02. Com a bola rodando, das 16h02 às 18h, a partida cravou 8,0. 

No mesmo horário, a Globo marcou 13,8 pontos. Já o SBT ficou com apenas 5,9. A Band obteve 1,9 ponto e ficou na quarta colocação com outro jogo de futebol, mas o da Copa das Nações Africanas.

Paulistão fora da Globo

Mesmo com o índice bom para seus padrões e a vice-liderança assegurada, a Record marcou 46% menos audiência em relação ao que a Globo havia conseguido na estreia do Estadual em 2021. No ano passado, a emissora da família Marinho registrou 15 pontos com Palmeiras e Ferroviária, partida que marcou o início de temporada do futebol em TV aberta na emissora.

Os resultados mostram como as competições perdem alcance fora da líder de ibope. No entanto, comparando-se com a média do horário, a Record cresceu 43% em relação aos primeiros três domingos de janeiro. Foi a primeira vez da rede em segundo lugar na faixa em 2022.

Mesmo com o crescimento, Rodrigo Faro não se beneficiou. No ar das 18h02 às 19h13, o Hora do Faro seguiu freguês de Eliana e perdeu no embate contra a loira do SBT por 7,8 a 4,9. O SBT ficou na frente por 60% de vantagem.

Na primeira transmissão, a Record não fez algo fora do comum. O pré-jogo durou dez minutos e a emissora informou bastidores e a escalação do time. O grande diferencial foi a aparição do jornalista Márcio Canuto como uma espécie de "repórter da torcida". Empolgado como sempre, ele usava máscara e contava como era o clima nas arquibancadas --algo que outras TVs não exploram. 

A Record comprou o Paulistão com exclusividade na TV aberta por quatro anos --entre 2022 e 2025. Por temporada, serão 16 jogos exibidos. O valor pago pela TV paulista ficou entre R$ 40 e R$ 50 milhões por ano de vínculo. Além da Record, o Premiere (pay-per-view da Globo), HBO Max e o Paulistão Play transmitem o Estudual paulista. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.