Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PEDRA NO SAPATO

Gênesis dispara na Bahia e ajuda Record a superar Globo na média diária

REPRODUÇÃO/RECORD

Letícia Almeida sorri para Juliano Laham em cena da novela Gênesis, da Record

Letícia Almeida (Asenate) com Juliano Laham (José, de costas) em cena de Gênesis; sucesso na Bahia

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/10/2021 - 19h48

Embalada pela reta final de Gênesis, a Record da Bahia conseguiu superar a Globo e fechar a quarta-feira (20) como líder absoluta na média-dia, que considera as audiências das 7h à meia-noite. A novela bíblica marcou 20,3 pontos na Grande Salvador e ficou em primeiro lugar, mesmo batendo de frente com Império e com o jogo entre Athletico-PR e Flamengo.

Na média-dia, a TV Itapoan, afiliada da Record no Estado, conseguiu 12,8 pontos. A Rede Bahia, retransmissora da Globo, teve 10,8. E a TV Aratu, do SBT, anotou apenas 3,5 pontos das 7h à meia-noite. Cada ponto na Grande Salvador equivale a 14.293 domicílios.

Além de Gênesis no período noturno, a Itapoan também se deu muito bem na manhã e na tarde, ficando na liderança desde o Fala Brasil (que começou às 8h29) até Prova de Amor, que acabou às 16h34. Ou seja, foram mais de oito horas em primeiro lugar --em alguns momentos, com mais do que o dobro do ibope da Globo.

O Balanço Geral BA, comandado por Zé Eduardo Bocão, por exemplo, registrou 17,1 pontos durante sua exibição, das 11h51 às 15h20. A Globo, que no mesmo período transmitiu o telejornal Bahia Meio Dia, Globo Esporte, Jornal Hoje e Sessão da Tarde, anotou 6,8 pontos.

A Record também conseguiu a liderança em outros momentos do dia, com o matinal Bahia no Ar, o policialesco Cidade Alerta e o reality A Fazenda. Até a série canadense Quando Chama o Coração ficou em primeiro lugar durante dois minutos e conseguiu o seu melhor desempenho, com 13,4 pontos.

Salvador era o motivo de muitas dores de cabeça para a Globo há três anos. Para tentar ganhar o público soteropolitano, a emissora decidiu ambientar Segundo Sol (2018) por lá. Mas a representação de uma cidade majoritariamente negra com atores brancos como Giovanna Antonelli e Emilio Dantas mais atrapalhou do que ajudou.

A audiência reagiu em 2019, com a reprise de Avenida Brasil (2012) no Vale a Pena Ver de Novo. No ano passado, com a reexibição de Totalmente Demais (2015), os números superaram 40 pontos. A direção da Rede Bahia parecia respirar aliviada, mas o jogo virou a favor da Record novamente.

Na segunda passada (18), por exemplo, a Itapoan liderou na faixa das 7h às 22h, mas não conseguiu a vitória na média-dia. E Gênesis também tem conseguido bons resultados contra a reprise de Império.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.