EM FAMÍLIA

Eliana volta à Globo na liderança do Ibope, mas números escondem problema sério

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Apresentadora Eliana sorrindo levemente, segurando microfone branco. Tem cabelos loiros ondulados, unhas vermelhas e veste azul. Fundo rosa claro

Eliana Michaelichen à frente do Em Família no domingo (12): liderança com várias ressalvas

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2026 - 9h00

Fonte Preferencial

Eliana Michaelichen voltou ao ar no domingo (12) após três semanas de folga por causa dos jogos da Copa do Mundo. Entretanto, o Em Família com Eliana não trouxe grandes novidades, a não ser um pequeno teaser do quadro Invertidamente. Foi o suficiente para ficar em primeiro lugar na Grande São Paulo, mas com uma vantagem nem tão grande assim em relação ao SBT.

Os dados obtidos pelo Notícias da TV mostram que a atração marcou 8,8 pontos e 18,1% de share (porcentagem entre os televisores ligados que estavam sintonizados no mesmo programa) na capital paulista. O resultado foi melhor do que as três últimas edições exibidas antes do início do Mundial.

Os números, contudo, também mostram quais vão ser os desafios para a Globo na nova fase do programa. Para começar, o Em Família com Eliana sequer conseguiu fazer frente ao streaming e às novas mídias, que vêm, gradativamente, desviando o público da televisão aberta.

A soma dos streamings chegou a 15,7 pontos em São Paulo, com 32,3% de share --ou seja, praticamente um terço das TVs ligadas estavam em uma plataforma (num dia em que a CazéTV sequer tinha partidas da Copa).

Outro ponto relevante é que Eliana continua a derrubar os índices que recebe da sessão Temperatura Máxima, mesmo com um filme de pouco apelo como o exibido no domingo: A Guerra do Amanhã, que não fez barulho nem quando foi lançado nos cinemas em 2021.

A sessão de filmes alcançou 10,1 pontos, o que significa dizer que --na média-- o Em Família perdeu 12,9% desse público. Eliana também teve menos audiência do que o Globo Rural (9,6 pontos), o Viver Sertanejo (10,5 pontos) e o Esporte Espetacular (9,3 pontos).

O Domingo Legal também foi diminuindo a sua distância durante a atração, mas não a superou --ainda que, durante a faixa Campeões de Bilheteria, tenha acumulado 9 minutos não consecutivos em primeiro lugar.

O cenário para Eliana é um tanto complexo. De um lado, ela tem a estrutura da Globo, que consegue se manter à frente das demais emissoras mesmo com um formato pouco atrativo. Afinal, o Em Família foi pouco inspirado –com um epílogo do reality musical entre famílias que não deu certo e uma visita à casa de Susana Vieira.

Do outro, o programa precisa reagir com todas as mudanças que só vão acontecer daqui a duas semanas. Até porque, no que parece um erro de planejamento, trouxeram Eliana de volta sem grandes motivos --ou talvez só para testar a resiliência, ou não, da atração.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.