PAR PERFEITO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Arminda (Grazi Massafera) em Três Graças; novela tem sido beneficiada pelo BBB 26 no Ibope
Em apenas quatro semanas, o BBB 26 já mostrou que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido com Três Graças. Afinal, a novela das nove parece ter finalmente desencantado e até mesmo chegou a bater um recorde nesta segunda (2) ao fazer sala para o Sincerão --cuja audiência superou a de todos os 100 episódios do BBB 25.
Em geral, a expectativa da própria Globo é que o desempenho da novela das nove ajude o reality show --e não o contrário. Tanto que a crise de Mania de Você (2024) teve um papel relevante no fracasso da temporada anterior do Big Brother Brasil --cujo jogo monótono e frio também não ajudou muito.
Um levantamento a que o Notícias da TV teve acesso mostra uma situação um tanto incomum no minuto a minuto da Kantar Ibope na Grande São Paulo. O natural seria que Três Graças gradativamente perdesse público em seus momentos finais, que acabam puxando a sua média do dia para baixo.
Ou seja, quanto maior a audiência da novela das nove, maior tende a ser o público que permanece até o fim do folhetim e, consequentemente, segue sintonizado para assistir ao Big Brother Brasil.
Desta vez, o BBB 26 tem um efeito justamente contrário: os números de Três Graças tem até crescido em seu terço final. A expectativa pela edição do dia tem sido fundamental para que mais pessoas não só permaneçam mas até liguem a TV durante a novela --que, até então, tinha o seu pico logo no início, com a audiência herdada do Jornal Nacional.
Esse movimento não acontece todos os dias, mas tem sido notado especialmente em momentos de grande tensão, como no primeiro paredão com o embate entre Aline Campos e Ana Paula Renault; ou no Sincerão que aconteceu logo após a casa inteira ter ido parar no Tá com Nada.
Ele, entretanto, tem sido crucial para que mais pessoas fiquem interessadas em Três Graças. Os ganchos bem pensados de Aguinaldo Silva têm sido fundamentais para que o público tenha interesse em saber o que vai acontecer no dia seguinte. Um efeito dominó muito positivo.
Ainda pesa a favor o fato de a trama de Gerluce (Sophie Charlotte) ser, sim, muito interessante. Os números abaixo do esperado têm mais a ver com os erros em série da Globo no horário nobre do que com a própria história, já que essa queda está mais ligada a uma mudança de comportamento do público do que propriamente à rejeição da novela.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Três Graças
Três Graças é uma novela criada por Aguinaldo Silva em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva. A história é ambientada em São Paulo e ficará no ar até maio de 2026.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Três Graças e outras novelas:
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.