Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VILÃ FASHION

Usados até por Ana Maria, looks de Cruella roubaram a cena em filme da Disney

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Atriz Emma Stone e apresentadora Ana Maria Braga vestem vestido vermelho, usam peruca preta e branca, e máscara no rosto

Emma Stone como Cruella de Vil e Ana Maria Braga também caracterizada como a vilã da Disney

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 24/7/2021 - 6h15

Usados até por Ana Maria Braga no Mais Você, os looks de Cruella de Vil roubaram a cena no filme homônimo da Disney. No live-action da temida malvadona de 101 Dálmatas (1961), a personagem interpretada por Emma Stone tem a moda como uma paixão. 

Desde a infância, Estella é ousada no vestir. Customiza o uniforme escolar e mostra que já seria subversiva, à frente do seu tempo e uma destruidora do estereótipo de mulher bela recatada e do lar.

Maria Landeiro, jornalista e uma entusiasta da história da moda, explica que a as referências da personagem são todas do estilo punk, que estava em ascensão nos anos 1970, época em que a vilã da Disney era adolescente.

"A parte mais marcante do visual é a estética punk, subversiva. Mesmo quando Cruella está em sua versão boazinha, ela sempre está de preto, de coturno e com peças em couro. Inclusive, quando ela começa a fazer as próprias produções, há muita peça rasgada e customizada, como o seu casaco escolar", explica a criadora do canal Crônicas da Moda, no YouTube. 

reprodução/disney

Cruella criança e com estética punk já adulta

Nesse quesito vanguardista, a principal referência de moda da personagem é Vivienne Westwood,  estilista britânica conhecida como "mãe" da moda punk. Mas o vestido mais famoso do longa, que foi usado em imagens de divulgação do filme e até na abertura do Mais Você bebe de uma peça criada para uma coleção de primavera/verão do ano 2000 pelo estilista Alexander McQueen.

"Ele tem um tom de vermelho parecido, tem outra textura, mas é bastante similar no decote, tanto na parte da frente quanto na das costas. Acho que por isso que ficou marcante, por fazer uma referência a um estilista renomado", explica a youtuber.

Os figurinos do filme são da inglesa Jenny Beavan, que acumula duas estatuetas do Oscar nas categorias de figurino por Mad Max: Estrada da Fúria (2015) e Uma Janela para o Amor (1986). O de Ana Maria, por sua vez, foi feito pela estilista brasileira Michelly X, requisitada para figurinos de carnaval e espetáculos teatrais.

Há ainda referências da moda do século 18. "Quando a 'mini Cruella' chega à casa da baronesa, a estilista super famosa do longa, há uma festa-desfile com claras referências ao barroco e ao rococó, característicos da era Maria Antonieta", diz a especialista. Segundo Maria Landeiro, o desfile é inspirado em uma coleção de John Galliano para a Dior em 2000.

reprodução/disney

Cruella ainda na infância em festa

Mas as referências fashion não param por aí. Cruella também tem figurino inspirado em Freddie Mercury (1946-1941). Trata-se de um blazer militar extravagante, usado de maneira bem parecida pelo ex-vocalista do Queen.

Confira mais detalhes sobre a moda de Cruella no canal Crônicas da Moda:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.