Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANTES DO CONFINAMENTO

O que é ozonioterapia? Entenda tratamento imunológico de Ariadna e Karol Conká

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com imagens de Ariadna Arantes no No Limite 5 (à esq.) e Karol Conká no BBB21

Ariadna Arantes e Karol Conká fizeram tratamento de imunidade antes de entrarem em confinamento

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 11/5/2021 - 7h05

Antes de serem pré-confinadas no hotel para o BBB21 e o No Limite 5, Karol Conká e Ariadna Arantes passaram pelo mesmo tratamento de imunidade: a ozonioterapia. As sessões, no entanto, não asseguram melhora na performance ou vantagem em relação aos outros participantes.

Segundo os imunologistas Javier Ricardo e Anete Grumach, ambos formados em Medicina na Universidade de São Paulo, a ozonioterapia é uma terapia alternativa sem nenhuma validação científica para a medicina. "Consiste na administração de uma mistura dos gases ozônio e oxigênio com fins terapêuticos. Trata-se de um procedimento ainda em caráter experimental", explica a médica ao Notícias da TV.

As aplicações são feitas de três maneiras: pela pele; pelo sangue, que é retirado, misturado com ozônio e devolvido ao corpo; e intramuscular, colocado no corpo por meio de uma injeção.

"Segundo os defensores, ela pode ter um efeito anti-inflamatório a baixas doses, por bloquear a produção de mediadores de inflamação", explica Ricardo.

Por não ser um tratamento baseado em evidências científicas, é difícil dizer para quem ele se aplica e quais seriam as contraindicações. "Qualquer medicação deve passar por um processo de avaliação para estabelecer seu uso", orienta Anete. "Há poucos dados para concluir o real efeito da ozonioterapia como preventivo", completa ela.

Apesar de ser um tratamento imunológico, isso não quer dizer que a ozonioterapia aumente a imunidade. "Pode significar o contrário", alerta Javier Ricardo. "Deve ser totalmente contraindicada a inalação e o contato [do gás] com a mucosa ocular, pelos efeitos tóxicos. Quando inalado, pode simular o precipitar de uma crise de asma", justifica o médico.

Sendo assim, mesmo que Ariadna tenha sentido algum benefício do tratamento, isso não dará a ela nenhuma vantagem sobre outros participantes do No Limite. "Há poucos estudos que mostrem diferença entre antes e depois da ozonioterapia no que concerne à resistência física", afirma Anete.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.