Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BURNOUT MATERNO

Especialista dá detalhes de distúrbio que deixou Maíra Cardi 'extremamente doente'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Maíra Cardi amamentando Sophia na cadeira do escritório

Maíra Cardi amamentando Sophia na cadeira do escritório; coach revelou que teve burnout materno

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2022 - 6h15

Maíra Cardi revelou que sofre de um distúrbio desde que sua filha, Sophia, nasceu: o burnout materno. A síndrome é desencadeada por sobrecarga de funções maternas e pode levar mães a sentirem dificuldade para realizar até as tarefas mais simples, por conta da estafa física e mental. A mulher de Arthur Aguiar disse em um desabafo nas redes sociais que percebeu estar "extremamente doente".

"Essa expressão [burnout materno] veio da percepção de que existe o estresse crônico relacionado às tarefas do trabalho", define Lígia Dantas psicóloga clínica especialista em reprodução humana assistida. "O paciente que tem esse transtorno trabalha num meio em que as exigências levam a um desgaste físico e mental superior à capacidade de a pessoa suportar", completa.

"Uma coisa boa é que, quando a gente fala de burnout materno, a gente está reconhecendo a maternagem como um trabalho. Isso é fundamental para entender as definições e os excessos cometidos a partir disso", pondera.

O risco de desenvolver o distúrbio é ainda maior se o período de licença não for respeitado. A realidade que muitas mulheres enfrentam foi justamente a experiência relatada por Maíra, que praticamente não parou de trabalhar após o parto da filha.

"Mesmo estando na fase do puerpério imediato, eu já tive que voltar a trabalhar. Tive! Apesar de amar meu trabalho, não voltei a trabalhar com menos de uma semana por opção. Assim como muitas outras mães voltam a trabalhar porque precisam, comigo não foi diferente! Essa cadeira deveria ser de amamentação e não de escritório!", disse ela, na legenda de uma foto em que aparece nutrindo a filha.

Entre todas as demandas que nascem junto com o bebê, a considerada mais importante (e mais difícil) é justamente a amamentação. Combinar essa função com qualquer outra tarefa profissional já pode gerar a sobrecarga. É por isso que a especialista indica como ideal o afastamento pelo menos durante o período em que a alimentação do bebê é exclusiva de leite materno --a indicação é nos primeiros seis meses.

"O pós-parto é físico, fisiológico, e emocional. Se a mulher volta a trabalhar antes de ter elaborado esse puerpério, é muito prejudicial e pode levar ao burnout, sim", sentencia a psicóloga.

A síndrome de burnout é mais conhecida para se referir ao esgotamento profissional e foi oficializada nos anos 1970 pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger. O distúrbio passou a ser usado também voltado à maternidade nesta década, após estudos da psicóloga belga Moïra Mikolajczak.

Sintomas de burnout materno

Pode ser difícil para a mãe de um recém-nascido diferenciar o que está dentro da normalidade e o que é cansaço extremo que leva ao distúrbio, mas alguns sinais acendem o alerta.

Perder completamente o prazer na função materna é um deles. Apesar de ser uma fase de trabalho duro e intenso, espera-se que, em algum momento, haja uma compensação, aquela sensação de dever cumprido. No caso do esgotamento, isso não aparece.

"Existe uma espécie de automação nas tarefas, como se fosse um robô que acordada, dá de mamar, coloca o bebê para dormir etc. A mulher [que passa a fazer as coisas dessa forma] sobrevive a essas demandas, ela não vive", relata Lígia.

Outro indício de esgotamento é a confusão mental e a exaustão física. "Além disso, tem os distúrbios de sono e de libido, a irritabilidade...", enumera a especialista. "Enfim, tudo aquilo que a gente pode ler como falta de energia. Falta de prazer na vida é também sintomático", completa.

Como evitar

Em seu desabafo, Maíra Cardi enumerou alguns dos possíveis causadores de seu esgotamento. Nos quase quatro anos que se passaram desde que Sophia nasceu, a influenciadora encarou diversos perrengues, entre eles a descoberta das traições de Arthur Aguiar, a separação, a reconciliação e a vitória do marido no BBB 22.

"No meio de tudo isso, com o acumulo de maternidade, trabalho, casamento, separação, Big Brother, Sophia doente, minhas empresas e ainda somando a intensidade que vivo a vida, veio o burnout! Todos os que podem existir, juntos... Como lidar com isso tudo e os sintomas de tamanho desgaste?", questionou a coach de emagrecimento.

De acordo com a psicóloga, a única forma de evitar que tudo isso se acumule é contar com apoio para exercer a maternidade. "O primeiro passo é reconhecer as necessidades da casa, da criança, de tudo, e procurar formar uma rede de apoio", orienta.

Depois disso, é hora de convocar a família para uma conversa sincera a divisão de tarefas. "[É preciso] trabalhar essa onipotência de achar que se as coisas não tiverem sobre o controle da mulher, não dá certo", explica. "Em alguns casos mais graves é recomendado passar por uma um psiquiatra, que pode encontrar a medicação correta. Um quadro de ansiedade crônica, por exemplo, pode pode advir desse desse Burnout", alerta Lígia.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.