Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARA O DIA A DIA

De Olivia Rodrigo a Shakira: Aprenda a fazer a make clean de cinco divas pop

IMAGENS: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Montagem com imagens de Olivia Rodrigo no clipe de Good 4 You (à esq.) e Shakira no clipe de Chantaje

Olivia Rodrigo em Good 4 You e Shakira em Chantaje; cantoras apostaram em maquiagem leve nos clipes

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 20/6/2021 - 6h30

A maquiagem leve, ou a chamada make clean, tem sido uma aposta de diversas cantoras pop ao longo dos últimos anos em seus videoclipes. Shakira, por exemplo, sempre apareceu em público usando pouca maquiagem, mas quem investiu na tendência mais recentemente foi Olivia Rodrigo, que aparece com a cara quase limpa no clipe de Good 4 You.

A não ser pelo uso de batom e alguns detalhes nos olhos, a maquiagem é quase imperceptível, algo que funciona muito bem para o dia a dia de quem não gosta de sair de casa ao natural, mas também não quer exagerar no reboco. Pensando nisso, o Notícias da TV conversou com o maquiador e hair stylist Fernando Argolo, que trabalha na rede Jacques Janine.

O primeiro passo é preparar a pele do rosto. "A pele deve ser bem cuidada antes de usar algum produto que modifique a tonalidade ou uniformize imperfeições. Sempre tem que começar com a limpeza, que pode ser feita com água termal, lenços umedecidos ou água micelar, aplicada em movimentos circulares", explica o profissional de beleza.

Depois, é importante manter a pele hidratada. "Os hidratantes faciais são mais populares e colocados em pontos estratégicos: testa, ponta do nariz e bochechas, sempre em movimentos circulares, esperando um ou dois minutos para secar naturalmente", explica Fernando.

Passo a passo

  • Base: O primeiro produto a ser usado após a higienização e hidratação é o primer, que serve para fechar os poros e dar mais aderência à maquiagem. Em seguida, vem a base, da cor da pele de quem estiver passando. "A gente vai espalhando uma leve camada com pincel. Se houver necessidade, é possível aplicar mais uma camada", ensina Argolo.
  • Contorno: "Nas têmporas, sempre escurecendo levemente com um tom a mais de base, fazendo efeito de luz e sombra", explica o profissional. Em seguida, vem o blush em tons corados como rosado, queimado e marrom. Nas partes que ficarem livres de blush, deve ser aplicado o pó compacto com a ajuda de um pincel.
  • Harmonização: Passar o pincel duo, sem nenhum produto, em movimentos circulares para uniformizar os cosméticos já utilizados. 
  • Fixação: Neste passo, os produtos podem variar entre spray ou balm fixadores, o que for da preferência da pessoa. Basta aplicar no rosto e esperar secar.
  • Sobrancelhas: Novamente com a ajuda de um pincel, é necessário aplicar uma sombra ou lápis de tom parecido com a cor dos pelos para preencher as falhas. 
  • Olhos: Sombra na parte inferior, nunca lápis, sempre aplicada com pincel chanfrado, bem rente aos cílios. "Os tons são mais terrosos, isso se chama tom sobre tom. Nos cílios, vão duas camadas de máscara, ou então, cílios postiços, o que deixa o olhar maior e sensual", aconselha o maquiador.
  • Correção: Ao contrário do que se pensa, o corretivo vem depois da sombra, para corrigir as olheiras e possíveis borrões. Uma camada fina é suficiente, para evitar craquelar a maquiagem. Depois vem novamente o pincel duo com um pouco de pó compacto. "Isso dá um efeito suculento", esclarece Fernando.
  • Iluminação: É o último passo. É só passar o iluminador de preferência, em pequena quantidade, na pontinha do nariz, entre as duas sobrancelhas, acima da pálpebra, nas fontes e beirada superior dos lábios. "Não é uma pele 'espelho', é luminosa", frisa o profissional.

Confira abaixo os detalhes das maquiagens de cinco divas do pop:

Olivia Rodrigo no clipe de Good 4 You

Olivia Rodrigo

No estilo glow, em Good 4 You Olivia apostou em uma sombra corada e cintilante no canto externo dos olhos e um traço bem fino de delineado nos cílios superiores, quase como uma linha natural. A cor escolhida para o batom é coral.

Taylor Swift no clipe de Love Story

Taylor Swift

Para gravar o clipe de Love Story, Taylor Swift escolheu o estilo iluminado, com uma sombra levemente escura e esfumaçada nos cantos exteriores dos olhos, tanto na parte de baixo quanto na de cima. Assim como Olivia, o delineado é bem fino, mas é um pouco mais esticado no canto externo para dar o efeito "gatinha". Ela também usou iluminador no canto interno dos olhos. O tom da boca é o goiaba.

Selena no clipe de Lose You To Love Me 

Selena Gomez

No clipe de Lose You To Love Me, Selena apostou no delineado levemente grosso no canto externo dos olhos com uma sombra bastante sutil. As partes interior e inferior do olhar ficaram mais naturais, apenas com o rímel, ressaltando o estilo suculento e dando um toque discreto com um batom nude.

Shakira no clipe de Chantaje

Shakira

Shakira usou o estilo natural em Chantaje e optou por contornar toda a linha dos olhos com sombra preta, esfumaçando apenas a parte superior dos cílios, mas sem espalhar para o resto da pálpebra. O batom escolhido pela diva latina é o terroso, com um leve contorno nos lábios.

Sandy no clipe de Me Espera

Sandy

No clipe da música Me Espera, Sandy Leah caprichou no delineado, esticando tanto o canto interno quanto o externo, o que deixa seu olhar ainda maior. A cantora optou por uma sombra nude no interior das pálpebras e uma terrosa nas extremidades externas, além do uso de cílios postiços e um leve contorno nos cílios inferiores. O batom rosa queimado destaca o estilo fresh. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.