Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

NÃO FALTA CONTEÚDO

A Fazenda 17 completa um mês com punições, tretas e acusações graves

REPRODUÇÃO/RECORDPLUS

Foto mostra briga entre Tamires Assis e Fernando Sampaio em A Fazenda 17

Tamires Assis e Fernando Sampaio em A Fazenda 17; os dois são rivais no reality show da Record

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 15/10/2025 - 21h00

A Fazenda 17 completa um mês no ar nesta quarta-feira (15) e já acumula brigas, uma enxurrada de punições e acusações graves --entre elas, racismo, agressão e assédio. O ritmo intenso do elenco surpreendeu até mesmo o público que acompanha a atração da Record.

O confinamento tem sido marcado por barracos diários, alianças desfeitas e trocas constantes de farpas entre os peões. Discussões que começaram por motivos banais, como divisão de tarefas ou alimentação dos animais, rapidamente evoluíram para ofensas pessoais e ameaças de expulsão.

A direção do programa também precisou intervir em diversas ocasiões. Foram aplicadas punições coletivas, restrições de água e comida e até advertências públicas durante as transmissões ao vivo, o que reforçou a sensação de descontrole dentro da sede em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo.

Nas redes sociais, o público se divide entre quem acha que o elenco “entregou entretenimento” e quem critica o excesso de baixarias. Apesar das polêmicas, o reality segue entre os assuntos mais comentados do X e mantém boa audiência na TV aberta.

Para refrescar sua memória, o Notícias da TV preparou uma lista com os principais desentendimentos que marcaram as primeiras semanas de confinamento.

Confira a seguir:

Dudu x Rayane 

Rayane Figliuzzi se irritou com um comentário de Dudu Camargo logo nos primeiros dias de reality. Durante uma conversa com algumas peoas, o apresentador sugeriu que a namorada de Belo estaria interessada em William Guimarães.

"Não quero ter mais a troca com você. Eu quero fechar a minha energia para mim e não quero mais falar com você. Foi muito invasivo", reclamou a influenciadora. 

"Você está sendo injusta me acusando", alegou ele. "Eu não estou sendo. Eu tenho certeza que não estou sendo. Eu não estou acusando, estou te botando os fatos. Você trabalha com Jornalismo!", rebateu Rayane. 

1ª punição proposital

Yoná Sousa virou alvo da casa após causar a primeira punição proposital da temporada. A ex-Ilhados com a Sogra, que estava na baia, entrou na piscina com incentivo de Dudu. "Mas entre bonito, entre para arrasar, que eu quero ver que sonora que é o negócio", provocou o apresentador.

Na época, Dudu orientou Yoná a cometer a punição para movimentar o jogo. Desde então, muitos telespectadores, que não gostam da dupla, passaram a acusar a advogada de ser fantoche do ex-SBT. 

Água na cara 

Yoná voltou aos holofotes durante uma briga com Rayane. A confusão entre as duas peoas teve início depois de a advogada afirmar que havia sido tratada como lixo pela namorada do cantor Belo depois de ter ficado responsável por separar o lixo da casa. 

Em meio à discussão, Rayane se irritou e jogou água no rosto de Yoná. "Estou acostumada com água gelada", debochou a advogada. 

Peitos à mostra 

Apenas um dia depois da briga com Rayane, Yoná voltou a causar na sede. Ela se irritou com Wallas Arrais após o cantor se recusar a sair do quarto para que ela se trocasse. Nervosa, ela levantou a blusa e mostrou os seios para o peão.

"Eu tô na cama onde eu dormi!", justificou o cantor. "Eu trocando de roupa na frente dele e ele bem aqui, vocês aceitariam isso? Aceitariam ou não? Aqui é convivência, mas tem que ter respeito pelas mulheres!", disparou

"Agora ele saiu! Acho que não gostou do que viu. Eu aqui me marcando em cima do cara, é insuportável! Pois tu quer ver? Toma!", afirmou ela

O assunto repercutiu por alguns dias e levou Wallas a acusar Yoná de assédio. Posteriormente, a advogada pediu desculpas pela atitude e fez as pazes com o adversário.

Carol acusa Rayane 

Carolina Lekker acusou Rayane de agressão durante uma briga na cozinha da sede. As duas se desentenderam depois de a namorada de Belo questionar a modelo sobre as tarefas domésticas na sede. 

A ex-Miss Bumbum então deixou claro que só faria o que bem quisesse no confinamento da Record. "Não é você que me manda, não", disparou. "Cala a tua boca", rebateu Rayane. 

Após alguns minutos de briga, as duas ficaram cara a cara, e Carol acusou Rayane de tocá-la no rosto. "Está achando que eu vou deitar para você? Não me põe a mão", gritou Carol. "Para de cuspir na minha cara", respondeu a influenciadora.

Depois, Carol sugeriu que Rayane deveria deixar o jogo. "Eu quero saber se ela vai ser expulsa por causa desse tapa que ela me deu na minha cara", questionou. "Gerar a expulsão de uma fazendeira... Você ia causar uma reviravolta no jogo", observou Dudu. 

Apesar do pedido, a Record não considerou o ato de Rayane como uma agressão e desconsiderou o pedido de Carol. 

Tamires x Martina

Marina Sanzi depois de Tamires Assis decidir salvar Yoná na dinâmica do Resta Um. A atitude da manauara rendeu uma briga intensa após a formação da roça ao vivo. 

"Songamonga. Burra, burra, burra!", soltou a influenciadora. "Não vem se meter comigo, não, sua lesa. Rodada de reality!", rebateu a cunhã-poranga do boi Garanhão.

"E daí? Por isso que eu estou aqui. Tu tá aqui por quê? Tu é a deusa que dita as regras aqui, quem entra e quem sai? Tu tá aqui porque é ex de fulaninho, né? Se enxerga, você é uma songamonga", insistiu Martina, referindo-se ao affair de Tamires com Davi Brito. 

Dudu x Carol

Dudu Camargo revoltou Carol e Rayane, grandes rivais no reality, após colocar as duas participantes juntas no trato da vaca. Nervosa, a ex-Miss Bumbum se recusou a fazer a tarefa e detonou o jornalista

"Seu nome não é Dudu, seu nome é Judas", gritou Carol. "Bem falso você, né, mister cobra? Na hora de te apoiar quando você estava precisando votar com você foi, né, queridinho?", questionou ela.

"Agora quer colocar no búfalo e na vaca, né, mister cobra? Eu já tinha falado que não ia fazer, então, querido [manda beijo]", soltou, debochadamente. Os peões questionaram quem faria a função caso ela não assumisse.

"Ele vai fazer. Traíra, cobra, falso e mentiroso. Você sabe o que você é? Você é judas! Sabe qual é seu nome? Seu nome não é Dudu, seu nome é Judas", xingou. "Deitou comigo, comeu comigo, falei que estava passando mal, que não não queria, porque estou com minha sinusite atacada, estou na roça, mas, para ele, nada importa", continuou a peoa. 

"Para gritar você está bem", provocou o ex-SBT. "Estou mesmo, Judas! O Brasil está te vendo, Judas!", rebateu Carol. "Você tem que fazer", insistiu ele. "Foi no meu pódio e faz isso. Você que vai fazer, Judas", respondeu Carol. 

Depois da briga, o clima entre os dois continuou tenso por alguns dias, mas, com o tempo, Carol voltou a se aproximar de Dudu e deixou o episódio para trás.

Fernando joga água em Tamires 

Fernando Sampaio brigou com Tamires durante uma dinâmica no reality. O ator relembrou de uma confusão antiga, quando a manauara o chamou de "fracassado", e aproveitou para criticá-la. 

O artista mencionou que Tamires se referia aos participantes de forma "depreciativa", principalmente com as mulheres da casa. De acordo com Sampaio, a peoa estaria "jogando sujo" para acabar com a imagem de seus adversários. 

"Mentirosa, é o que você é! Vai me jogar flecha? Não sou violento?", indagou ele. "Descontrolado. Vai tomar água, toma uma aguinha", disparou ela. Neste momento, Sampaio atirou a água de sua garrafa na peoa. "Olha só o descontrole", reagiu a peoa. 

"Para você aprender. Sou descontrolado, agora você aprendeu. Sou descontrolado, sou. É assim mesmo. Fala com a minha mão", devolveu ele. 

Gaby acusa peão de xenofobia 

A rivalidade entre Gaby Spanic e Fernando Sampaio teve início após o ator se tornar o "fiscal da cozinha" e passar a dividir alimentos entre grupos. Eles chegaram a se desentender durante algumas ocasiões, mas a pior foi marcada por uma acusação de xenofobia. 

Durante uma dinâmica na casa, os participantes deveriam chamar alguém que queriam que batesse o sino ou saísse da competição. A atriz escolheu Sampaio e o acusou de tentar difamá-la no Brasil.

"Ele está falando coisas que não aconteceram. É uma pessoa grossa e uma das piores que eu conheci em minha vida. Eu não tenho medo de você. Você assegura que eu fui expulsa ou cancelada [do outro reality]?", provocou a atriz de A Usurpadora (1998).

"Tenho tanta gratidão a esse país, mas você quer acabar com minha reputação com falta de respeito e palavras grosseiras, você está me difamando", reagiu a ela, em tom exaltado.

Por conta das brigas com Fernando, Gaby chegou a cogitar desistir do programa. "Ele é uma pessoa perigosa. É misógino", observou. 

Guerra de punições 

Yoná causou uma "guerra de punições" após ajudar Tamires com o trato dos animais --depois de os homens da baia se recusaram a colaborar com a tarefa. Antes de descer para a área de trabalho, a ex-Ilhados com a Sogra recebeu instruções de Dudu sobre o que fazer.

"Tamires falou que se não fizer, vai ter a punição de outra forma. Colocando alguém que não é da baia para ajudá-la. Tu topa ir lá?", questionou o apresentador, recebendo um "sim" como resposta.

Por conta da atitude de Yoná, os peões ficaram sem água e sem gás, provocando revolta no grupo rival. Martina então decidiu tirar o microfone, gerando uma nova punição para a casa. "Bora acordar! Que venha [o castigo]", gritou a influenciadora, que deixou a sede sem água por 24 horas e sem café e ovos por 48 horas.

Em resposta, Carol também retirou o microfone. "Está achando que alguém vai deitar aqui? Ninguém vai deitar, ninguém é palhaço", disparou a modelo. "Não temos medo do grupão", completou ela.

Minutos depois, Nizam e Will pularam na piscina, provocando a última punição. Em mensagem enviada aos participantes, a produção alertou sobre o risco de punições causadas propositalmente.

"Por descumprimento da regra, vocês terão uma prorrogação da punição do gás por mais 24 horas e ficarão sem academia por 48 horas. A sequência de punições causadas propositalmente pode acarretar consequências específicas para o peão que gerar a punição e levar à eventual expulsão", leu Dudu.

Surto de Shia 

Shia teve um surto durante uma briga com Wallas. O cantor afirmou ter ouvido o ator dizer que gostaria de agredir algumas pessoas da casa. Em meio à confusão, a segurança do reality precisou ser acionada.

As desavenças repercutiram entre os peões. Matheus Martins comentou: "Se o Shia volta, acabou o jogo. Se ele fez isso uma vez, pode fazer de novo, com qualquer pessoa, até com uma mulher. Isso não é normal".

"Há dias ele vem dando sinais. Eu sei coisas dele que vocês não sabem. Isso que ele fez aqui dentro é covardia também!", alertou Wallas, ainda muito nervoso.

No dia seguinte, Shia pediu desculpas pelo comportamento. "Não tenho nada a ver com sua vida. Todo mundo tem problemas. Mas a frase foi pesada e eu queria nem ter ouvido!", alertou Wallas. "Como várias coisas que eu não gostaria de ter ouvido, mas peço desculpas", declarou o ator. 

Cuspe no rosto

Rayane e Carol voltaram a protagonizar um grande barraco na sede. As duas se desentenderam após a namorada de Belo descer para supervisionar o trabalho na modelo na horta. 

"Engraçado que não ajudou no trato nenhum dia, e o dia que a câmera-trato está, ela vem ajudar", disparou Carol. "Não vou ajudar mesmo, não. Apareço em todas as câmeras, amor", devolveu a influenciadora

A namorada de Belo continuou a provocar a modelo. "Tem que me aturar, não está em um SPA. Estou aqui para fazer um inferno na vida dela. Aqui ainda está faltando, tem erva daninha. Estou mandando", riu.

Nervosa com as provocações, Carol se aproximou da rival, e as duas começaram a brigar de forma mais intensa. A ex-Miss Bumbum não pensou duas vezes e cuspiu no rosto da influenciadora. "Cospe de novo e mostra quem você é, um lixo! Faz nada, nem o seu trabalho você faz", gritou Rayane.

Por conta da briga, a modelo foi indicada pela influenciadora à terceira roça da temporada. Durante a votação ao vivo, ela pediu desculpas pelo comportamento. 

"Eu queria pedir desculpas para a Ray, para a família dela. Eu me excedi, ninguém é perfeito, só que algumas coisas estão acontecendo comigo aqui. Eu desci para fazer o trato, ela nunca me ajudou, ela desceu para me incomodar e aparecer", justificou Carol. 

Yoná acusa Martina de agressão

Na última semana, Yoná acordou decidida a arrumar confusão com seus adversários em A Fazenda. Depois de deitar na cama de Rayane, a advogada decidiu descansar na cama de Martina. 

Ao ver a cena, a ex-De Férias com o Ex pulou em cima da advogada e prometeu que não deixaria o local. Yoná, por sua vez, acusou a influenciadora de agressão

"Não faça isso! Você está pulando em cima do meu pé, está me machucando. Você está em cima de mim, não faz sentido", reclamou a aliada de Dudu. "Eu não te dei permissão para pegar minhas coisas e jogar no chão", rebateu Martina. "Ela está em cima dos meus pés, eu estou pedindo para ela sair. Ela pulou em cima de mim com força, produção. Ela não quer sair", insistiu Yoná.

Na ocasião, internautas pediram a expulsão de Martina, mas a Record ignorou os pedidos e não se manifestou sobre o assunto. 

Carol beija Yoná 

Após o episódio envolvendo Martina, outra situação polêmica envolveu Yoná. A advogada levou um beijo na boca de Carol --ato que ocorreu depois que a aliada de Dudu desarrumou todas as camas e espalhou cobertores e travesseiros pelo chão da sede.

Durante a briga, Carol jogou água em Yoná e deu um selinho na ex-aliada. "Você gosta, né? Você não gosta de pegar na cama da gente?", provocou a modelo. 

O comportamento da ex-Miss Bumbum fez com que internautas levantassem a hashtag "Carol expulsa" no X. Apesar dos pedidos, mais uma vez, a Record não se manifestou sobre o assunto

Carol acusa Tamires de racismo 

Tamires também se envolveu em um barraco com Carol no reality rural. A manauara foi acusada de racismo após sugerir que a modelo deveria parar de reclamar sobre o próprio cabelo. 

"Brasil eu queria dizer para a Tamires que do meu cabelo cuido eu, que da minha vida cuido eu. Brasil, para mim, ela foi uma hipócrita e racista. Quando você tiver um cabelo crespo, você entra nessa pauta", disse Carol.

Revoltada com a acusação, Tamires mandou um recado para sua assessoria de imprensa. "Mete o processo, pode meter o processo aí", pediu. 

"Racista, você é uma racista, recalcada. Uma pessoa que não tem direito de falar nada, racista, safada. Tenho nojo de gente como você, que acha que o negro é brinquedo, que a acha que o negro não pode reclamar, não pode fazer nada", gritou Carol. 

Michelle e Shia apaixonados

Em meio às brigas e polêmicas do reality, Michelle e Shia surpreenderam o público ao revelar que estão apaixonados. Depois de protagonizarem uma conversa suspeita e supostamente terem se beijado, o casal decidiu assumir o sentimento, mesmo com a comunicadora sendo casada.

"Sim, nós estamos apaixonados", afirmou Michelle. "Você está falando sério?", perguntou Nizam Hayek. "Sim, mas não aconteceu nada e nem vai acontecer nada", confirmou Shia. "Não vai acontecer, a gente já conversou", destacou ela.

O assunto também repercutiu entre outros peões na sede. "Eu não esperava mesmo. Achei que ela ia falar que não, que não tinha nada a ver [isso de sentimento]", comentou Rayane. 

"A diferença de postura dela e dele. Ela diz que tem alguém lá fora, mas ele nega", observou William. "Por isso que não dá para confiar nele", continuou Ray. "Ele também negou que estava de ti-ti-ti comigo, ele estava sim. Vivia grudado em mim no início, a gente conversava até dormir", afirmou Martina. 

"Justo com o Shia, velho. Ela vai se queimar. Ele deve estar queimado lá fora", completou Will. "Com certeza. Quando eu fui votar nele, ela já estava com sentimento. Ela falou que seria ruim para o jogo", lembrou Ray, que na semana passada havia demonstrado interesse em indicar Shia para a roça.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.