Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLÁSSICO ESQUECIDO

SBT repete episódios de Chaves oito vezes no ano, mas ignora saga em Acapulco

REPRODUÇÃO/SBT

Montagem de fotos do episódio de Acapulco, com Quico e Chaves de um lado, e Chiquinha e Chaves do outro

Quico (Carlos Villagrán), Chaves (Roberto Bolaños) e Chiquinha (Maria Antonieta) no episódio de Acapulco

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 12/1/2020 - 5h05

No ar desde 1984 pelo SBT, Chaves (1971-1980) ainda é um dos programas queridinhos do público brasileiro e atinge a vice-liderança nas manhãs de domingo. Em 2019, a emissora de Silvio Santos exibiu 1.103 episódios do seriado mexicano. Destes capítulos, seis foram reprisados oito vezes no ano. O curioso é que, apesar das repetições, a clássica saga de Acapulco não vai ao ar desde janeiro de 2017.

Os três capítulos que mostram Chaves (Roberto Gómez Bolaños), Quico (Carlos Villagrán), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Seu Madruga (Ramón Valdez), Seu Barriga (Édgar Vivar) e companhia na praia foram ignorados pela emissora nos últimos três anos, sem uma razão específica para isso.

"Os episódios serão usados em momento oportuno, de acordo com a estratégia de programação", informa o SBT em nota enviada ao Notícias da TV.

O levantamento dos capítulos exibidos é feito anualmente pelo Fórum Chaves, a comunidade oficial de fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito no Brasil. Além de Acapulco, outros 51 episódios ou esquetes foram ignorados pelo SBT em 2019.

Alguns conteúdos do seriado não vão ao ar há ainda mais tempo: Não É Fácil Roubar está fora da programação desde 29 de novembro de 2014; a saga do velho do saco foi transmitida pela última vez em agosto de 2015; e outros quatro episódios não são mostrados desde 2016.

Atualmente, Chaves ocupa seis horas da programação do SBT aos fins de semana. Em seu acervo, a emissora conta com mais de 220 capítulos. Apesar de "esquecer" alguns episódios em seu arquivo, outros são repetidos à exaustão.

De acordo com a pesquisa do Fórum Chaves, considerando o conteúdo que é transmitido para a rede (Brasil inteiro), O Mistério dos Pratos Desaparecidos - Parte 1, A Volta dos Espíritos Zombeteiros - Parte 2, Os Toureadores - Parte 3, O Castigo Vem a Cavalo - Parte 3, Roupa Limpa... Suja-se Em Casa e O Calo do Senhor Barriga foram os recordistas de exibição em 2019: oito vezes cada.

Outros 60 episódios foram ao ar em sete ocasiões e mais 70 tiveram seis exibições. Além do SBT, o Multishow também transmite Chaves e Chapolin em sua grade. O canal do Grupo Globo, no entanto, não arquiva nenhum capítulo e faz as reexibições em ordem cronológica, de acordo com o ano de lançamento.

Veja abaixo a thread com o levantamento do Fórum Chaves sobre o que foi levado ao ar do seriado no ano passado:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.