Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INÉDITO NA TV ABERTA

Rejeitado por Globo e Record, fenômeno erótico 50 Tons de Cinza passa na Band

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Anastasia Steele (Dakota Johnson) e Christian Grey (Jamie Dornan) em cena de Cinquenta Tons de Cinza - DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Anastasia Steele (Dakota Johnson) e Christian Grey (Jamie Dornan) em cena de Cinquenta Tons de Cinza

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 27/8/2019 - 5h19

Franquia fenômeno na literatura e no cinema, Cinquenta Tons de Cinza vai fazer sua estreia na TV aberta brasileira nesta quarta-feira (28), quando a Band exibirá o primeiro longa com o romance picante de Anastasia Steele (Dakota Johnson) e Christian Grey (Jamie Dornan), lançado em 2015. Será sua estreia na TV aberta. O Notícias da TV apurou que Globo e Record, que tiveram preferência na compra dos direitos, não tiveram interesse em sua exibição.

A franquia Cinquenta Tons é distribuída pela Universal Pictures, que entre 2005 e 2016 teve um acordo de exclusividade com a Record. O desinteresse da emissora tem uma explicação temática: no ano de lançamento do filme, o bispo Edir Macedo publicou em seu blog no site da Igreja Universal do Reino de Deus um texto com o título "As doutrinas dos cinquenta tons de cinza do capeta".

"Se estiver pensando em ver esse filme, se você gostou do livro e até mesmo tem permitido que seus filhos adolescentes leiam, parabéns! Você está contaminando a sua mente com a sujeira deste mundo e enchendo a mente pura e as emoções de seus filhos com desejos demoníacos que vão ficar com eles por toda a vida, a menos que eles lutem para quebrar essas maldições pela fé", disparou Macedo.

Apesar de não ter sido exibido na Record, os filmes Cinquenta Tons de Cinza e sua sequência, Cinquenta Tons Mais Escuros (2017), estão disponíveis para serem alugados no PlayPlus, o streaming da emissora do bispo.

A Globo fechou acordo com a Universal em 2018 e também poderia ter ficado com os filmes da franquia erótica, recomendado apenas para maiores de 16 anos. Mas não demonstrou interesse. Na TV paga, os longas foram exibidos primeiro pelo Telecine e estão disponíveis também no Telecine Play, empresas do Grupo Globo.

A rejeição das gigantes da TV aberta contrasta com o sucesso que Cinquenta Tons fez no Now, sistema de vídeo on demand da Net. Em 2015, o primeiro filme da franquia se tornou o mais visto da plataforma, superando sucessos como A Culpa É das Estrelas (2014) e Frozen (2013). No cinema, os três longas acumularam mais de US$ 1,3 billhão (R$ 5,4 bilhões) na bilheteria.

Interessada nesse fenômeno erótico, a Band decidiu comprar os direitos de exibição quando foi procurada pela Universal. Além de Cinquenta Tons de Cinza, a emissora já adquiriu a sequência, Cinquenta Tons Mais Escuros. O último e mais recente, Cinquenta Tons de Liberdade (2018), segue sem "dono" na TV aberta.

O filme de 2015 será exibido na sessão Cine Clube, às 22h45 de quarta (28). A reportagem apurou que ainda não há previsão para a continuação ir ao ar. Procurada, a emissora não se pronunciou até a publicação deste texto.

A Band terá dose dupla de erotismo nesta semana: além de Cinquenta Tons de Cinza, ela vai voltar a exibir o Cine Privé, depois de sete anos fora da grade, na madrugada de sábado (31) para domingo (1º). O filme escolhido para o retorno é Emmanuelle 2: A Antivirgem, produção francesa de 1975. A emissora fez bastante sucesso com filmes eróticos nas décadas de 1990 e 2000.

Cinquenta Tons de Cinza

Antes de virar filme, a franquia fez muito sucesso nas livrarias. Escrita pela britânica Erika Leonard James, mais conhecida como E.L. James, a série erótica já havia vendido mais de 100 milhões de cópias pelo mundo um ano antes de entrar em cartaz nos cinemas.

Em Cinquenta Tons de Cinza, a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma jovem romântica e virgem de 21 anos. Ela começa a se relacionar com o magnata Christian Grey (Jamie Dornan) após ter que entrevistá-lo para o jornal da faculdade. Daí, nasce uma relação de descoberta amorosa e sexual, e Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo.

Assista ao trailer da produção abaixo:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.