Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VERGONHA AO VIVO

Público sabota votação, e Globo muda troféu após constranger goleiro

REPRODUÇÃO/GLOBO

Sidão, do Vasco: goleiro falhou e foi eleito craque da partida contra o Santos em sabotagem na votação - REPRODUÇÃO/GLOBO

Sidão, do Vasco: goleiro falhou e foi eleito craque da partida contra o Santos em sabotagem na votação

REDAÇÃO

Publicado em 12/5/2019 - 21h55
Atualizado em 13/5/2019 - 4h25

Espectadores do jogo entre Santos e Vasco, transmitido pela Globo no domingo (12) e válido pelo Brasileirão, sabotaram a votação do craque da partida. Com 90% dos votos, o troféu foi entregue para o goleiro Sidão, do Vasco, que falhou em dois gols da derrota vascaína --o jogo terminou em 3 a 0 para o Santos. O goleiro ficou constrangido com a tentativa da repórter Júlia Guimarães de entregar o prêmio, ao vivo na TV. Mais tarde, a Globo reconheceu o erro, pediu desculpas e anunciou mudanças no "troféu".

Durante toda a partida, principalmente após o Vasco levar o primeiro gol numa saída de bola errada de Sidão, torcedores de clubes como o Flamengo decidiram criar uma campanha e votar no goleiro. No intervalo da partida, a votação já estava na casa dos 85% para Sidão.

O narrador Luís Roberto, inocentemente, chamou a votação de "troféu da solidariedade". Ao fim da partida, ao confirmar que Sidão foi eleito, Luís Roberto mudou sua visão e disse que o público votou no arqueiro na brincadeira. "É o troféu da ironia", afirmou o narrador.

Repórter que cobriu o Vasco naquela jornada, coube a Júlia Guimarães tentar entregar o "prêmio" para o vascaíno, que reconheceu ter feito uma partida ruim. 

"Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi um votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas… É… Fica aqui esse troféu para você", disse Júlia, bastante constrangida com a situação.

Sidão, abatido, se calou e decidiu ir para os vestiários. Na internet, a repercussão foi péssima. Logo após o jogo, o comentarista Walter Casagrande Jr, pediu desculpas ao goleiro, que já passou por outros clubes, como São Paulo e Goiás.

"Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo; o Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo!", comentou Casão em seu Instagram. Outras figuras públicas, como o youtuber Felipe Neto, criticaram a decisão da emissora de entregar o troféu para Sidão.

"O que aconteceu com o Sidão agora foi desumano, por mais que a galera tenha feito sem intenção de humilhá-lo. Entregar ao vivo foi uma aberração. A expressão dele me deixou profundamente triste", comentou Felipe.

A entrega do Craque da Jogo ocorre todo o fim da partida transmitido desde o início do ano, e faz parte das novidades das transmissões deste ano. Trata-se de uma promoção vendida aos patrocinadores do futebol. A emissora se inspira no "Man of the Match", feito pela Fifa na Copa do Mundo e patrocinada por uma marca de cerveja. 

Globo pede desculpas e muda formato

Devido à péssima repercussão do caso, o Grupo Globo divulgou nota na noite de domingo informando que mudou o sistema de votação do craque da partida. A Globo também pediu desculpas para o goleiro Sidão pelo constrangimento. 

"A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto", afirma o comunicado.

"O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão", concluiu a nota. 

Veja o comentário de Casagrande e Felipe Neto:  

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.