Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO NA ARTE

Premiada atriz do teatro e da TV, Sônia Guedes morre aos 86 anos

REPRODUÇÃO/ YOUTUBE

Atriz Sônia Guedes deu entrevista para o Persona em Foco, da TV Cultura, em 2017: atriz morreu aos 86 anos - REPRODUÇÃO/ YOUTUBE

Atriz Sônia Guedes deu entrevista para o Persona em Foco, da TV Cultura, em 2017: atriz morreu aos 86 anos

REDAÇÃO

Publicado em 4/6/2019 - 8h59
Atualizado em 4/6/2019 - 10h49

Premiada atriz do teatro e da televisão, Sônia Guedes morreu aos 86 anos na noite desta segunda-feira (3), em São Paulo, em decorrência de um câncer. O velório da artista está acontecendo na manhã desta terça-feira (4), no cemitério do Araçá, na capital paulista. Às 13h, o corpo seguirá para Santo André, onde será cremado. A informação foi confirmada pela assessoria do SBT, emissora em que fez Chiquititas (2013), sua última novela.

"O SBT lamenta profundamente a morte de Sônia Guedes. A atriz e cantora tinha 86 anos e faleceu na noite desta segunda-feira (03) devido a um câncer. Seu último trabalho na televisão aberta foi na novela Chiquititas, exibida em 2013 pelo SBT, onde interpretou a personagem Nina Correia", divulgou a emissora por meio de nota.

Sônia nasceu em Paranapiacaba, distrito de Santo André, em 1932. A atriz se formou em Artes Cênicas em 1967 e em canto e piano pelo Conservatório Musical da cidade.

Desde muito cedo, tomou gosto pela arte. Na infância, lia críticas sobre peças teatrais ainda sem sequer ter frequentado um teatro. 

"Eu comecei a gostar de teatro lendo as críticas do teatro. Meu interesse pela arte começou assim", disse a atriz, em entrevista ao Persona em Foco, da TV Cultura, em 2017. Na conversa, a artista também revelou que sua ligação com o tablado veio de berço. "Meu pai me contou que o clube de teatro amador havia sido criado pelo meu avô português. E meu avô italiano também pertenceu a um grupo de teatro em São Bernardo do campo", disse.

Trajetória premiada

Em sua carreira, Sônia acumula pelo menos 11 prêmios. Entre eles, o de melhor atriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro e também no Festival de Abhu Dhabi, ambos conquistados 2012 graças ao filme Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2011). O longa foi dirigido por Júlia Murat e tem Luiz Serra, Lisa Fávero e Ricardo Merkin no elenco.

Na televisão, a trajetória da artista acumula passagens pela Globo, Record e SBT. Sônia atuou em obras como Malu Mulher (1979), em que viveu Elza, mãe da protagonista interpretada por Regina Duarte.

Na sequência, atuou em Razão de Viver (1983), no SBT, e voltou para a Globo em Barriga de Aluguel (1990), Coração de Estudante (2002) e Mulheres Apaixonadas (2003). No meio do caminho, integrou o elenco de Vidas Cruzadas (2000), na Record.

Em Esmeralda (2004), já no retorno para a emissora de Silvio Santos, ela viveu a babá Margarida. Seu último trabalho na televisão foi em Chiquititas (2013).

O ator Odilon Wagner lamentou a partida da amiga, que classificou como uma das maiores atrizes brasileiras, com postagem no Instagram. "Um talento fenomenal que dignificou nossa profissão como poucos. Minha querida Sonia Guedes. Que os anjos e arcanjos te recebam nos palcos que virão. Obrigado pelo aprendizado", escreveu o ator. Adriane Galisteu também também sentiu a morte de Sônia Guedes. "Ah, não, tristeza".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.