Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO PEGA BEM

Por que o júri artístico da Dança dos Famosos tem medo de dar notas baixas?

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fábio Porchat e Lilia Cabral no júri da Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, no último domingo (27)

Fábio Porchat e Lilia Cabral foram jurados da Dança no último domingo (27) e só deram notas 10

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 31/10/2019 - 5h40

"A minha nota é 10". Essa é a frase mais comum do júri artístico da Dança dos Famosos. Os atores, cantores e personalidades convidados para julgarem as performances dos participantes do quadro do Domingão do Faustão já deram 147 (de 174 possíveis) notas máximas na atual temporada. Mas por que essa benevolência?

Quando avaliados com notas um pouco menores pelos colegas de profissão, alguns dos famosos que estão na disputa da Dança não aceitam bem. Além dos próprios telespectadores, que se revoltam ao ver seu candidato favorito perdendo alguns décimos.

Com medo dessa reação, os artistas no júri nunca dão notas menores do que 9,0. E mesmo quando chegam a isso, são duramente criticados. Alguns precisam até pedir desculpas pela avaliação.

Jurado no último domingo (27), Fábio Porchat contou que viveu essa experiência ao ao avaliar Bruna Marquezine, em 2013. "A única vez que vim ser jurado aqui me lembro que a Carol Castro dançou, maravilhosa, e a Bruna Marquezine estava aqui. E eu dei um 9,8 ou 9,9. Meu amigo, nós cortamos relações e o fã-clube da Bruna ficou bravíssimo", relatou o apresentador do GNT.

Na verdade, a nota que o comediante deu para a atriz da Globo foi um 9,0. Ele chegou a ser vaiado pela plateia do Domingão. "Vocês dão as notas que vocês querem. Deixa ele dar a nota dele, gente", pediu Faustão na ocasião.

A "treta" com Bruna Marquezine só foi resolvida três anos depois. "Eu estava ao lado da Bruna no Criança Esperança e falei: 'Tudo bem, Bruna?'. Ela fez assim: 'Aham' [com uma cara fechada]. Ela não esqueceu, ela guardou. Mas aí eu pedi desculpas e ela falou: 'Tudo bem, agora passou'. Mas foram três anos de mágoa com isso", disse o humorista.

Para evitar uma saia justa como a que teve com Bruna Marquezine em 2013, Fábio Porchat deu 10 para as cinco apresentações da Dança dos Famosos de domingo (27). As atrizes Lilia Cabral e Monique Alfradique, que completaram o júri artístico, também só deram nota máxima.

No ar desde 25 de agosto, a Dança dos Famosos 2019 já recebeu 30 personalidades diferentes no júri artístico. Jornalistas, atletas e alguns cantores costumam ser um pouco mais exigentes. A nota mais baixa de toda a temporada foi um 9,7, dada por Cristina Padiglione, colunista do jornal Folha de S.Paulo. Todas as outras foram superiores a 9,8, sendo que 84,5% das apresentações receberam nota 10.

A função de pegar mais pesado é dos jurados técnicos. Carlinhos de Jesus, por exemplo, já deu um 8,9 neste ano. Mas nem eles estão imunes às críticas. Ex-bailarina do Faustão, Carol Nakamura foi detonada nas redes sociais após avaliar Dandara Mariana, uma das favoritas desta edição, com 9,3.

Em 2017, Carolina Kasting (à esq.) avaliou Mariana Xavier com uma nota 9,0: não pegou bem


Domingão do Faustão e as polêmicas com notas

O público já está tão acostumado a ver apenas notas altas nos quadros do Domingão que um 9,0 parece estar muito fora da curva. A atriz Carolina Kasting causou um rebu nas redes socias após dar nota 9,0 para Mariana Xavier na Dança dos Famosos, em 2017.

A atriz disse que não considerava 9,0 uma nota ruim, mas fãs de Mariana ficaram indignados e chamaram Carolina de gordofóbica. Ela teve que publicar um comunicado em que afirmava que não havia sido preconceituosa.

No Show dos Famosos, por exemplo, a Globo confirmou que os jurados só podem dar notas entre 9,0 e 10. A diferença é que os avaliadores desse quadro são fixos. Enquanto Claudia Raia e Miguel Falabella são mais "bonzinhos", José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, fica com o papel de carrasco ao dar um 9,8.

A maior saia justa de por notas no Domingão aconteceu em agosto de 2006. Marcelo Madureira, então comediante do Casseta & Planeta, participou do júri da Dança no Gelo, antigo quadro em que famosos se aventuravam em performances numa pista de gelo, quando os competidores eram Juliana Paes, Deborah Secco, Susana Vieira, Murilo Rosa e Giovane Gávio, ex-jogador de vôlei.

Ele deu nota 5,0 a todos, exceto para Deborah, que recebeu um 6,0. Madureira criticou detalhes da coreografia e deixou os professores ofendidos. De acordo com o jornal O Globo, o comediante teve de mandar cartas a cada um dos participantes, pedindo desculpas por seu comportamento.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.