Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APARIÇÃO RARA

Por coronavírus, rainha Elizabeth faz seu quarto discurso na TV em 68 anos

Reprodução/Global Media

A rainha Elizabeth em seu pronunciamento de Natal de 2019

A rainha Elizabeth em seu pronunciamento de Natal do ano passado: aparições raras na TV

REDAÇÃO

Publicado em 5/4/2020 - 12h15

Monarca da Inglaterra há 68 anos, a rainha Elizabeth vai fazer aquele que será apenas seu quarto discurso televisivo neste domingo (5). A rara aparição é motivada pela pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 4,9 mil pessoas no Reino Unido --por lá, mais de 48 mil casos positivos da doença foram confirmados.

Elizabeth aparece anualmente nas TVs britânicas para o seu tradicional pronunciamento de Natal, mas a regente raramente foge desse protocolo para se dirigir aos seus súditos. Nas quase sete décadas no trono, ela falou à nação em apenas três ocasiões: durante a Guerra do Golfo, em 1991, antes do funeral da princesa Diana, em 1997, e após a morte da rainha mãe, em 2002.

Segundo a BBC, que recebeu uma prévia do discurso, a rainha vai dizer aos britânicos que espera que no futuro todos possam se orgulhar da maneira como a população lidou com uma situação tão problemática. "Aqueles que vierem depois de nós dirão que os bretões da nossa geração eram tão fortes como todos os outros", falará.

"Eu me dirijo a vocês naquele que eu entendo como uma época de desafios crescentes. Um período de perturbação na rotina de nosso país. Uma perturbação que trouxe luto a alguns, dificuldades financeiras a muitos, e mudanças enormes no cotidiano de todos nós", discursará a rainha. A monarca também deverá agradecer aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate à pandemia.

De acordo com o site Deadline, o discurso da rainha foi gravado por um único profissional, o operador de câmera, que usava máscara e outros equipamentos de proteção. O resto da equipe de televisão ficou em um cômodo separado para proteger a saúde de Elizabeth, que tem 93 anos.

A transmissão do pronunciamento está prevista para se iniciar às 20h de Londres (16h em Brasília), e poderá ser vista pelas redes sociais da família real. Herdeiro da rainha, o príncipe Charles foi diagnosticado com o coronavírus em março, mas já está recuperado e retomou sua rotina.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.