Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CERIMÔNIA DO CINEMA

Por causa da pandemia do novo coronavírus, Oscar é adiado para abril

Divulgação/Ampas

Brad Pitt veste um smoking e segura com a mão direita a estatueta do Oscar, em cerimônica feita em 2020

O ator Brad Pitt recebe estatueta do Oscar pelo filme Era Uma Vez... em Hollywood, na edição realizada neste ano

REDAÇÃO

Publicado em 15/6/2020 - 16h26

O Oscar de 2021 foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que atingiu em cheio Hollywood, interrompendo gravações e fechando cinemas. A 93ª edição da principal premiação de filmes do mundo seria realizada em 28 de fevereiro, mas ganhou uma nova data: 25 de abril. Ele nunca foi ao ar tão tarde assim. Nos EUA, o Oscar é atração da rede ABC; no Brasil, da Globo.

Essa decisão da Ampas (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na sigla em inglês) americana desencadeia uma bola de neve. O principal efeito se dá na período de elegibilidade. Em vez de seguir o padrão, produções lançadas entre janeiro e dezembro de um ano, esta cerimônia vai contemplar filmes, animações e documentários que estrearam entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

Não é a primeira vez que o Oscar é adiado. A medida drástica ocorreu três vezes: em 1938 (em uma semana devido às fortes enchentes em Los Angeles); em 1968 (em dois dias por causa do assassinato de Martin Luther King Jr.), e em 1981 (em um dia após a tentativa de assassinato de Ronald Reagan, então presidente dos EUA).

Entre as principais atrações do entretenimento, o Oscar é só mais uma premiação a determinar mudanças por conta do impacto do novo coronavírus. O Tony (premiação do teatro) seria realizado no dia 7 deste mês, mas foi postergado para março. Os prêmios técnicos do Emmy (TV) serão feitos virtualmente --a cerimônia principal ainda está mantida para 20 de setembro. Já o Grammy (música) por enquanto mantém a data programada para entrega dos troféus em 31 de janeiro de 2021.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.