Televisão

Entrevista

'Me dá medo', diz Mariana Ferrão ao trocar Globo por empresa de palestras

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ferrão no último programa Bem Estar que apresentou, na quarta-feira passada (13) - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ferrão no último programa Bem Estar que apresentou, na quarta-feira passada (13)

DANIEL CASTRO - Publicado em 19/03/2019, às 13h33

Apresentadora do Bem Estar desde 2011, a jornalista Mariana Ferrão, 40 anos, surpreendeu seus colegas de Globo ao decidir não renovar contrato com a emissora. Ela tinha proposta para seguir na principal rede de TV do país, mas optou pelo risco de investir em um negócio próprio, uma empresa de palestras focadas em autoconhecimento, criada há apenas um ano. "Me dá medo", admite em entrevista ao Notícias da TV.

Mariana diz que não tem proposta de nenhuma emissora e que vai dar um tempo da televisão. Mas não considera sua saída da Globo uma aposentadoria do vídeo, até porque vai continuar movimentando suas redes sociais.

Na entrevista a seguir, ela conta que já tinha tomado a decisão de dar uma guinada na carreira quando a Globo dispensou seu colega de Bem Estar, Fernando Rocha, há pouco mais de 20 dias:

Notícias da TV - Minha apuração indica que desta vez a versão oficial é verdadeira, que foi você quem pediu demissão da Globo, e não o contrário.

Mariana Ferrão - Eu comuniquei na segunda-feira da semana passada [dia 11] que eu não iria renovar o meu contrato, que ia vencer agora dia 31 de março. Eu me coloquei à disposição, claro, para cumprir o meu contrato até o final. O Schroder [Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo] me disse 'Puxa, agradeço pela disposição, vamos manter essa informação em sigilo para a gente decidir o que vai fazer, porque uma coisa é ter alguém para cobrir uma eventual dor de cabeça sua, outra coisa é pensar em alguém para ficar no seu lugar'.

Depois dessa conversa eu fui comunicar à diretora do Bem Estar, a Patrícia Carvalho, e o Mariano [Boni, diretor gênero], que agora é meu chefe. Eu estava esperando ficar até o dia 31 e até tinha uma reunião marcada para falar da renovação do meu contrato.

Há seis meses, eu já tinha uma viagem marcada para Miami para a Semana Mundial da Felicidade. Era algo que todo mundo já sabia que iria acontecer. Quando eu voltei [ontem, dia 18], estava pegando as malas na esteira, a Patrícia me ligou e comunicou que seria melhor que eu não fosse mais, já que havia faltado na quinta [dia 14], sexta e segunda. Foi isso que aconteceu.

Por que você pediu demissão?

Por algumas razões, na verdade. A primeira de todas é porque eu decidi tocar meus projetos pessoais. Estava difícil estar em um lugar sem estar inteira e por uma vontade de ser eu mesma. Eu cresci muito, me fortaleci dentro da Globo e decidi ser eu. Simplesmente.

Faz um ano que eu abri uma empresa chamada Soul.Me. De alma, mas também de "ser eu" na sonoridade. Começou a me dar mais trabalho, empreender requer tempo. Eu estava me dedicando pela metade à minha empresa, que começou a crescer. Eu precisava dar palestras, fazer treinamento em empresas e comecei a ver o quanto isso estava me deixando feliz, me fazendo bem, e como eu queria me dedicar a isso.

Eu não contava com a saída do Fernando [Rocha]. Eu já tinha decidido não renovar o meu contrato quando fui surpreendida com a notícia de que ele iria deixar o Bem Estar. Eu disse para a direção que estava com receio porque, para a marca, seria complicado perder os dois apresentadores num intervalo de tempo tão curto. Pensei sobre isso e queria manifestar essa minha preocupação. Por isso que estava disposta a fazer [o Bem Estar] o tempo que fosse necessário.

Por outro lado, a gente sabe que está tendo uma reformulação no Bem Estar e na grade da manhã. Eu não estou me sentindo à vontade, nem ética, de estar em um programa que eu não estou afim de continuar. Eu falei que não gostaria de continuar sem estar inteira.

Reprodução/tv globo

Mariana Ferrão e Fernando Rocha dividiram a apresentação do Bem Estar durante oito anos

Você estava sentindo algum conflito entre a sua atividade empresarial, entre a sua empresa e o fato de você ser jornalista e exercer a sua atividade em uma empresa de televisão?

Não, zero.

A informação que eu tive foi de que houve uma proposta da Globo para renovar seu contrato. Não chegou a existir uma negociação?

Não. Do mesmo jeito que o Fernando [Rocha] foi desligado, comunicado de que não estaria comigo, o Mariano [Boni] conversou comigo e disse que o pessoal [da área] de contrato iria me ligar para tratar do assunto. Realmente eles me ligaram no mesmo dia. Achei que seria o momento de comunicar que eu não queria renovar.

É um adeus à televisão?

Acho que não [risos]. Adeus é uma palavra muito forte. Eu não tenho nenhum projeto para voltar à televisão tão logo, tão rapidamente. Sempre perguntam se uma pessoa saiu para ir a outra emissora. Não é esse o caso, mas eu acho que essa minha decisão mostra um pouco de como a gente se transforma. A Globo fez muito sentido para mim durante 11 anos. Muito sentido. Eu sou muito grata pelo sentido que a Globo fez e por tudo o que eu aprendi.

Os projetos pessoais de agora são totalmente sem câmera, certo?

Não, porque eu estarei nas redes sociais. Os meus vídeos diários no Instagram vão continuar, lives, possivelmente um canal no YouTube. Projetos. Hoje cada um de nós é um comunicador em potencial.

Alguma inspiração? Evaristo Costa?

A minha inspiração sou eu mesma e a necessidade de me buscar, de entender quem eu sou e de me fortalecer nisso. É uma inspiração interna.

Assista ao vídeo em que Mariana Ferrão fala sobre a saída da Globo:

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Como a gente faz pra ser a gente mesmo! #videosdamari

Uma publicação compartilhada por Mariana Ferrão (@marianaferrao) em

Você está fazendo palestras sobre unboxing.

O que é o unboxing?

É uma jornada de autoconhecimento. Eu falo sobre alguns conteúdos que eu estudo bastante de meditação, falo sobre medos, sobre angústias, transformações, o que é entrar em contato com você mesma.

O unboxing surgiu de uma palestra que eu fui dar em um evento. Tinha uma psicóloga falando sobre meditação e o quanto era importante as pessoas se encontrarem. Até que uma menina na plateia questionou: Como eu faço para ser eu mesma? Isso faz mais de um ano.

Naquele momento ali que eu recebi a pergunta, eu estava mediando o painel, eu senti que foi um presente pra mim. Eu também estava nessa busca. Foi aí que eu postei um vídeo no Instagram pedindo para quem também estivesse com essa dúvida me enviasse um e-mail. Quando eu abri a minha conta havia mais de 4.500 e-mails.

Eu senti que era o momento de colocar tudo o que eu aprendi e estudei nos últimos anos em prática. Eu acredito que a inspiração vem de dentro e que a gente está se distanciando de quem a gente é. A gente está muito conectado, mas desconectado de quem somos. O que eu proponho é uma jornada de encorajamento e doar ferramentas para as pessoas lidarem com medos, inseguranças. É uma jornada para que as pessoas se sintam seguras para novos rumos.

Foi o Bem Estar que te transformou ou você já era essa pessoa preocupada com práticas alternativas?

Já era. Isso faz parte da minha história desde que eu me conheço por gente. Aos 17 anos eu tive um episódio de depressão e notei que era importante eu cuidar de mim mesma e não deixar de fazer por mim. 'A única coisa que você não pode deixar de fazer por você é aquilo que só você pode fazer por você' é a frase que eu termino minha palestra. E essa decisão de agora é justamente isso. Esse episódio da depressão me ajudou muito a ter essa consciência.

O Bem Estar me trouxe uma série de outras investigações importantes. Eu fiz uma série sobre meditação em 2017 que foi o resultado de um estudo forte. Eu quis levar essa ferramenta para o programa e foi um sucesso. Essa pesquisa se intensificou.

Eu virei mãe duas vezes no Bem Estar e eu acho que não teve transformação maior do que essa. A maternidade me transformou. Estar no Bem Estar foi uma bênção durante esse processo da maternidade. Eu estava em um jornalismo que não tinha tanta rotina e a gente sabe o quanto é importante para uma mãe ter uma rotina. E outra: Você estar falando de saúde quando você vira mãe é algo maravilhoso porque você vive isso todos os dias. Foi uma combinação perfeita. 

Reprodução/instagram

Mariana Ferrão é mãe de João, de 3 anos, e Miguel, 5 anos; "A maternidade me transformou"

 Você chegou a estudar academicamente?

Muitos cursos, mas não uma pós-graduação.

Tem um rumor de que você não quis renovar para não ser coadjuvante em um quadro pequeno dentro de um novo programa maior. Isso te incomodaria?

Em primeiro lugar, eu nem sei o que vai acontecer com o programa. Eu nem sabia da proposta de reformulação do programa antes de tomar a minha decisão, que eu tomei antes de saber ou ouvir qualquer rumor sobre esse assunto. De jeito nenhum me incomodaria. Se fosse pra eu seguir coadjuvante eu teria ficado na Globo porque a Globo é protagonista. Se me incomodasse ser coadjuvante eu teria ficado na empresa que é a maior emissora de televisão na América Latina.

O fato de você sair da Globo pode afetar a sua popularidade? Ou as redes sociais te ajudam a manter esse público?

Boa pergunta. Eu te respondo daqui a alguns anos. É claro que isso foi uma coisa que eu pensei. Todo mundo que pensa em tomar uma decisão como a minha considera. Me dá medo, mas é natural. A gente precisa do medo para ter coragem.

Tem que aproveitar o impulso dos 40 para fazer a virada [risos]. E não tem jeito de errar quando a gente segue o coração.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Mariana Ferrão e Fernando Rocha dividiram a apresentação do Bem Estar durante oito anos - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

'Terminou uma história'

Fernando Rocha fala sobre a saída de Mariana Ferrão do Bem Estar

Mariana Ferrão deixou a Globo após 11 anos e contou seus motivos em rede social, nesta terça (19) -

Ex-Bem Estar

Mariana Ferrão desabafa após sair da Globo: 'A sensação é de liberdade'

Taran Noah Smith na série Home Improvement e Nikki Blonsky no filme Hairspray: adeus, atuação - Fotos: Divulgação/ABC e New Line

NOVOS RUMOS

Senador, cabeleireira: 10 atores que trocaram a fama pela vida comum

Rutina Wesley no 13º episódio da nona temporada de Walking Dead, exibido no último domingo (17) - Imagens: Divulgação/AMC

Rutina Wesley

Sete anos depois, atriz cotada para ser Michonne aparece em Walking Dead

+ Lidas

1

A Dona do Pedaço: Gilda descobre novo tumor e confessa mentira terrível

2

Globo exclui programa após apresentador usar camiseta com menção a sexo oral

3

A Dona do Pedaço: Maria da Paz fica esperta e faz Josiane quebrar a cara

4

Além da aposentadoria: Saiba por que Márcio Canuto pediu demissão da Globo

5

'Espero não ter sido por preconceito', diz bailarina lésbica demitida do Faustão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é o casal mais quente de A Dona do Pedaço?
Vivi e Chiclete, a princesa e o plebeu têm química demais.
62.17%
Josiane e Régis, os vilões pegam fogo quando estão juntos.
2.08%
Fabiana e Rock, ele mostra que de santinha ela não tem nada
8.68%
Qualquer um que não seja Maria da Paz e Amadeu. Casal mais sem graça!
27.06%

Últimas notícias

Os santistas Carlos Sánchez (à esq.) e Yeferson Soteldo; o Peixe enfrenta o Botafogo no domingo (21) - DIVULGAÇÃO/SANTOS
Agno (Malvino Salvador) em cena de A Dona do Pedaço; empresário terá seu segredo descoberto e escancarado - Fotos: Reprodução/TV Globo
Os personagens Candé (Kayky Brito) e Sabrina (Miguel Rômulo) terminarão a novela Verão 90 juntinhos - Reprodução/Globo
Jamil (Renato Góes) vai ter que se render à chantagem da vilã em Órfãos da Terra - Reprodução/TV Globo