Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÊMICA

Kéfera bate boca com convidado de Fátima Bernardes e causa climão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Kéfera Buchmann bateu boca com um convidado do programa Encontro com Fátima Bernardes - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Kéfera Buchmann bateu boca com um convidado do programa Encontro com Fátima Bernardes

REDAÇÃO

Publicado em 13/12/2018 - 12h43

Convidada do Encontro na manhã desta quinta-feira (13), a atriz Kéfera Buchmann se revoltou com a opinião de um convidado da plateia e causou climão ao fazer um discurso sobre feminismo ao vivo. "Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar. Você não tem que ensinar pra gente, a gente sabe do que a gente está falando", disse ela.

O matinal apresentava uma conversa com a escritora Heloísa Buarque de Hollanda, que comentava sobre a quarta onda feminista, quando Fátima Bernardes foi até a plateia para ouvir a opinião de um dos convidados.

"Na teoria, elas falam que tem que respeitar, tem que ser isso e tem que ser aquilo. Mas na prática começam com agressões", disse um rapaz identificado apenas como Wallace, que relatou o caso de um homem que foi atacado por mulheres por causa de uma opinião nas redes sociais.

"Parece que ele atacou uma colmeia. 'Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho suficiente'. Ele automaticamente excluiu a rede social", comentou o convidado. "Os direitos não são iguais. Quando elas falam em assédio, dos direitos, tudo bem, mas…", falou ele, que foi interrompido por Kéfera. 

"Oi? Explica mais?", pediu a atriz. "Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicando o feminismo para uma mulher. Não é necessário. A gente sabe muito bem o que é feminismo e entendemos o seu ponto de vista, só que é desnecessário", disse a youtuber, que recebeu aplausos da plateia. O jovem tentou se explicar, mas Kéfera foi ainda mais incisiva.

"Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo pra ela. Não é assim", cortou a influencer. "Wallace, entenda: não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar. Você não tem que ensinar pra gente", completou a Mariane de Espelho da Vida.

"Em nenhum momento eu tô ensinando ninguém, só tô dando exemplo", disse o jovem da plateia. Fátima precisou intervir para cortar o climão causado durante a discussão.

"Só acho que é importante ele falar, porque muitas pessoas pensam assim, que o feminismo é viável apenas no papel. A gente precisa falar mais sobre isso. Quando a gente fala em feminismo e ela [Kéfera] fala em igualdade de direitos, é em vários aspectos: nas oportunidades, na questão do salário, na questão do respeito às nossas posições", finalizou a apresentadora. 

O assunto se tornou um dos mais comentados no Twitter. Veja as principais reações:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.