Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOB INVESTIGAÇÃO

Justiça notifica SBT e pede explicações sobre realização de concurso de miss infantil

REPRODUÇÃO/SBT

Concurso de miss infantil exibido pelo SBT em setembro

Meninas com trajes de banho no concurso de miss infantil exibido pelo Programa Silvio Santos em setembro

GABRIEL PERLINE

Publicado em 8/10/2019 - 18h42

O SBT foi notificado pela Promotoria de Justiça de Osasco e terá que prestar esclarecimentos sobre o concurso de miss infantil exibido no Programa Silvio Santos de 22 de setembro. Na ocasião, crianças trajando roupas de banho desfilaram pelo palco e foram submetidas a uma avaliação da beleza de suas pernas, colos e cinturas.

Ao Notícias da TV, o órgão público confirmou a notificação judicial e a instauração do inquérito que investiga supostas irregularidades que possam ter violado os direitos das crianças que compareceram ao programa na ocasião.

Para realizar o tal concurso de miss infantil, o SBT precisaria ter solicitado um alvará judicial. Somente mediante tal autorização o programa de Silvio Santos poderia levar o quadro ao ar. Esse documento precisa ser apresentado em até 30 dias. Caso contrário, a emissora pode ser punida.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do SBT disse que não irá se manifestar sobre o caso.

No concurso, cinco meninas, que tinham entre sete e oito anos de idade, foram avaliadas por seus atributos físicos. As garotas usaram fantasias, maiôs e vestidos de gala. A plateia votava em sua preferida por meio de um sistema eletrônico, e elas também recebiam comentários e votos de Chris Flores, Helen Ganzarolli e Thaís Pacholek, convidadas de Silvio.

"Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho [de votar], vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito", explicou o apresentador durante a prova de trajes de banho.

Em Brasília, o Ministério Público do Trabalho disse que casos assim devem receber a atenção da sociedade. "Porque as crianças podem estar sujeitas a erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições", explicou a procuradora Ana Maria Vila Real, em entrevista ao Estadão. Ana Maria é coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente.

Pela Constituição Brasileira, o trabalho artístico infantil é proibido para menores de 16 anos. Só é autorizado em situações excepcionais, desde que amparado previamente por alvará judicial e observadas certas condições de natureza protetiva.

Confira o concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos na íntegra:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.