Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FLUMINENSE E BOTAFOGO

Globo confirma transmissão de jogo do Carioca após determinação judicial

REPRODUÇÃO/ LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Imagem de partida do Fluminense e Portuguesa

Hudson, do Fluminense, em lance do jogo com a Portuguesa na disputa da Taça Guanabara

REDAÇÃO

Publicado em 4/7/2020 - 13h17
Atualizado em 4/7/2020 - 13h54

Após anunciar a ruptura do contrato com a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) e a desistência de transmitir os jogos do Campeonato Carioca, a Globo foi obrigada pela Justiça a exibir neste domingo (5) a partida entre Fluminense e Botafogo. A emissora alega violação dos direitos de exclusividade e promete recorrer dessa decisão.

"A Globo rescindiu essa semana o contrato para a transmissão do Campeonato Carioca pela violação dos seus direitos de exclusividade mas recebeu ontem à noite uma ordem judicial que a obriga a transmitir os jogos sobre os quais tinha direito quando o contrato estava em vigor", disse a emissora em nota.

A partida será transmitida às 16h na Globo em algumas praças (veja a seguir) e em todo o país nos canais fechados SporTV e Premiere. Para transmitir o jogo, um protocolo de urgência foi acionado para promover uma logística que garanta a segurança e saúde dos profissionais envolvidos.

Na televisão aberta, os espectadores do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Juiz de Fora (MG), Distrito Federal, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe irão conferir a semifinal da Taça Rio. Nos outros estados, a Globo exibirá o filme King Kong (2005).

Guerra com Flamengo

A disputa judicial sobre a transmissão das partidas começou após Jair Bolsonaro assinar uma Medida Provisória que altera a Lei Pelé (lei 9.615/1998)Pelo novo texto, o clube mandante, aquele que joga em casa, tem o poder sobre a partida.

Dessa forma, o Flamengo --único time do campeonato que não tinha contrato com a Globo-- venceu a guerra judicial e transmitiu em suas redes sociais a partida contra o Boavista, na última quarta-feira (1º). No dia seguinte, a emissora anunciou que desistiu de transmitir os jogos do Campeonato Carioca

"No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo", justificou a emissora no comunicado de rescisão.

Leia abaixo a nota da Globo na íntegra:

A Globo rescindiu essa semana o contrato para a transmissão do Campeonato Carioca pela violação dos seus direitos de exclusividade mas recebeu ontem à noite uma ordem judicial que a obriga a transmitir os jogos sobre os quais tinha direito quando o contrato estava em vigor.

A Globo vai recorrer da decisão, mas, em respeito à Justiça e aos Clubes, dos quais é parceira histórica, vai transmitir a partida de amanhã entre o Fluminense e o Botafogo pela semifinal da Taça Rio, na TV Globo, no SporTV e no Premiere. A Globo esclarece que os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido.

Para transmitir o jogo que acontece amanhã, às 16h, no Engenhão, a Globo está acionando um protocolo de urgência que garanta a logística para uma transmissão com o padrão de qualidade de sempre e que resguarde a segurança e a saúde das equipes de transmissão.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, entende a sua importância para clubes, jogadores, marcas e torcedores e reitera a sua crença de que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.