Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Incapaz de revelar apresentadores, Globo atacou a concorrência em 1999

Divulgação/SBT

Serginho Groisman no Programa Livre, atração que apresentava no SBT antes de ser contratado pela Globo - Divulgação/SBT

Serginho Groisman no Programa Livre, atração que apresentava no SBT antes de ser contratado pela Globo

THELL DE CASTRO

Publicado em 18/11/2018 - 7h01

Em 1999, a Globo fez um ataque à concorrência semelhante ao que prepara agora, com propostas a Marcos Mion e Fábio Porchat, ambos da Record, conforme noticiou em primeira mão o Notícias da TV, na última sexta-feira. Naquele ano, em apenas seis meses, a emissora contratou alguns dos maiores destaques das concorrentes. Incapaz de relevar novos apresentadores e sofrendo derrotas no Ibope, a rede reforçou seus quadros com Ana Maria Braga, da Record, Jô Soares e Serginho Groisman, do SBT, e Luciano Huck, da Band.

A Globo vivia um momento de instabilidade e sofria constantes derrotas para o SBT e para a Record, além de ter uma dívida de US$ 2,4 bilhões para administrar. À revista IstoÉ de 9 de junho daquele ano, José Paulo Vallone, então diretor de programação da Record, disse que a Globo atirava para todos os lados em busca resultados imediatos.

"Eles se perguntam, o que faz sucesso? Pagode? Então contratam todos os pagodeiros e fazem uma porcaria de programa como aquele Samba, Pagode & Cia", provocou.

Maior audiência e faturamento da Record na época, Ana Maria foi a primeira contratada, em abril. Ela saiu da emissora de Edir Macedo principalmente após alguns desentendimentos justamente com Vallone, de acordo com a imprensa da época.

Na Globo, ganhou o diário Mais Você, que estreou em 18 de outubro de 1999, no período da tarde, passando por alguns percalços no Ibope até ser transferido para as manhãs e engrenar.

divulgação/Globo

Ana Maria Braga no início do Mais Você na Globo, quando ainda ia ao ar durante as tardes

Em junho, foi a vez de Jô Soares. No SBT desde 1988, o humorista e apresentador foi seduzido pela estrutura da Globo, que possibilitaria ao seu talk show entrevistar o grande elenco da rede. O Programa do Jô estreou em 3 de abril de 2000 e ficou no ar até 16 de dezembro de 2016.

Em setembro, uma jogada dupla visando o público jovem: Serginho Groisman, que comandava o Programa Livre nas tardes do SBT, e Luciano Huck, que apresentava o H, na Band, fecharam o pacote de contratações.

Além da Globo, onde inicialmente teria um programa vespertino diário, projeto depois transformado no semanal Altas Horas, Groisman também anunciou que teria um programa no GNT ou na GloboNews, o que nunca saiu do papel.

Huck, que, de acordo com a revista Veja de 4 de agosto de 1999, saiu da Band para ganhar menos na Globo, mas seria compensado pela visibilidade. Estreou seu Caldeirão em abril de 2000, tornando-se uma das principais apostas do canal para o futuro. Além da Globo, ele também estava na mira do SBT.

Análise da Folha de S.Paulo de 12 de agosto daquele ano mostrou o que estava acontecendo com a emissora da família Marinho: a safra anterior de apresentadores, como Faustão e Xuxa, apresentava sinais de desgaste; os quatro novos apresentadores já tinham seus públicos, que deveriam ser multiplicados devido ao alcance da emissora e foram escolhidos por profissionais que concebem os formatos de seus programas.

Dessa forma, com mudanças consideráveis que foram feitas a partir do ano 2000, a estratégia global era recuperar a audiência perdida e enfraquecer a concorrência de frente.

"A própria diretora-geral da Globo, Marluce Dias da Silva, andou se dizendo interessada não em meros apresentadores, mas em pessoas que contribuam para a criação de novos produtos. Contratando os quatro, a Globo assume ainda que não tem capacidade de formar apresentadores. Historicamente, a emissora sempre deu prioridade ao jornalismo, à dramaturgia e à linha de shows _profissionais que as outras emissoras vão buscar na Globo", explicou a Folha.

"Assim, tenta recuperar a audiência perdida nos últimos anos e enfraquecer a concorrência, apesar de não assumir essa estratégia. Ao anunciar a contratação de Ana Maria, Huck, Groisman e Jô, a direção da emissora diz apenas que faz parte da estratégia da Globo de ter sempre em seu casting os melhores talentos da televisão brasileira", completou a reportagem.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.