Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOÇÃO NA CÂMARA

Globo responde deputado do PSL que repudiou Zorra por piada com agrotóxicos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO e DIVULGAÇÃO/SANDERSON

A esquete Sítio do Picapau com Sequela, exibida no Zorra; e o deputado Ubiratan Sanderson, do PSL - REPRODUÇÃO/TV GLOBO e DIVULGAÇÃO/SANDERSON

A esquete Sítio do Picapau com Sequela, exibida no Zorra; e o deputado Ubiratan Sanderson, do PSL

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 7/8/2019 - 14h42

Após o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS) protocolar, na Câmara dos Deputados, uma moção de repúdio contra esquete com piadas sobre o uso de agrotóxicos exibida na última edição do Zorra, a Globo respondeu o parlamentar. Em nota enviada ao Notícias da TV nesta quarta (7), a emissora afirma que respeita as manifestações, mas ressalta que se trata de um programa humorístico.

A Globo ainda cita o programa Globo Rural e o projeto Agro: A Indústria-Riqueza do Brasil para destacar que tem um "extenso histórico de reconhecimento e de valorização da agricultura brasileira".

Na esquete Sítio do Picapau com Sequela, o Zorra fez piada com a liberação de 290 agrotóxicos nos últimos sete meses no Brasil. No vídeo, personagens animados do Sítio do Picapau Amarelo sofrem as consequências do uso dos produtos enquanto uma música parodiada toca ao fundo: "Borrifada na goiaba / Pra agradar à tal bancada / Tem veneno na panela / Sítio do Picapau com sequela".

Sanderson protocolou a moção de repúdio na segunda (5), com a justificativa de que "a paródia expôs, de forma vexatória, a atuação dos produtores rurais do Brasil, com referências pejorativas à atividade rural e ao uso de defensivos agrícolas". 

"Um desrespeito e desprestígio aos produtores rurais brasileiros que trabalham diuturnamente em prol do desenvolvimento do país. E, ao contrário do que foi veiculado, o uso de agrotóxico não é feito de forma indistinta e irresponsável, sendo feito com ampla regulamentação.", defendeu o político em post nas redes sociais.

O pedido viralizou nas redes sociais e foi exposto pelo perfil Proposições que Vão Mudar sua Vida no Twitter. Até o momento, o vídeo com esquete, que também foi compartilhado pelo popular youtuber Felipe Neto, já conta com mais de 650 mil visualizações.

Veja abaixo o post do deputado do PSL, Sanderson, e a publicação com o vídeo da paródia feita pela Zorra:

Resposta da Globo

Leia abaixo a nota enviada pela em resposta à moção de repúdio de Sanderson:

"Temos um extenso histórico de reconhecimento e de valorização da agricultura brasileira, que vai desde a exibição, há quase 40 anos, do Globo Rural, programa que sempre teve como premissa valorizar o trabalho de quem vive no campo e levar conhecimento para quem vive na cidade sobre um setor tão importante para a economia brasileira".

"Esse entendimento também nos levou a desenvolver o projeto Agro: A Indústria-Riqueza do Brasil, que oferece informações sobre a indústria em diferentes espaços da programação da Globo e alimenta uma editoria especial no G1 com um conteúdo dinâmico, relevante e de qualidade, trazendo curiosidades sobre um mercado que evoluiu de forma impressionante nos últimos anos e que faz parte da vida da população brasileira. A importância do projeto já foi reconhecida por entidades representativas da sociedade e também do setor, como a ABMRA [Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio]."

"Por conta dessa relação que sempre cultivamos com o setor, recebemos com respeito as manifestações de repúdio contra a esquete apresentada no Zorra. Entretanto, é importante reforçar que o Zorra é um programa humorístico, que tem como pano de fundo de seu conteúdo situações cotidianas e discussões que permeiam a sociedade. As paródias têm como objetivo entreter e divertir."

TUDO SOBRE

Globo

Zorra

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.