Televisão

MUDANÇAS NO CALENDÁRIO

Globo quer 'reposicionamento dos estaduais' para ter Brasileirão o ano inteiro

MARCELO CORTES/FLAMENGO

O flameguista Bruno Henrique comemora gol marcado pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro

O Flamengo, de Bruno Henrique, é o atual campeão brasileiro: Globo quer competição o ano inteiro

REDAÇÃO - Publicado em 23/01/2020, às 05h14

A Globo não está satisfeita com o atual calendário do futebol brasileiro e defende mudanças nas datas das competições. O principal desafio da emissora é conseguir convencer CBF (Confederação Brasileira de Futebol), federações e clubes a espalhar as 38 datas do Campeonato Brasileiro ao longo do ano inteiro, não mais de maio até dezembro. Para isso, a TV quer um "reposicionamento dos estaduais".

Essa intenção foi confirmada por Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo, em entrevista ao Blog do Rodrigo Capelo no Globoesporte.com. O projeto para a alteração tem explicações financeiras.

"O calendário é um item de muita influência não apenas esportiva, mas também comercial. Somente uma competição nacional no ano todo seria capaz de trazer todos os brasileiros para assistir aos jogos nacionais. O torcedor do Ceará certamente prefere ver um jogo contra o Flamengo, contra o Grêmio, ou mesmo contra o Avaí, uma partida relevante por disputa de vaga, rebaixamento e até mesmo para o Cartola", justificou o executivo.

O Cartola é o principal fantasy esportivo do país. A cada rodada do Campeonato Brasileiro, a plataforma tem mais de 5 milhões de times escalados, o que aumenta os acessos do aplicativo e do site esportivo da Globo, permitindo uma entrega alta de visualizações das campanhas dos patrocinadores do futebol no digital. O serviço ainda tem mais de 400 mil assinantes que pagam por experiências exclusivas.

O problema para a Globo é que o Cartola só funciona no Campeonato Brasileiro porque envolve uma difícil negociação por direitos de imagem de atletas e treinadores, que não vale a pena ser feita nos estaduais.

O objetivo da TV, segundo o executivo, não é acabar com as disputas regionais, mas sim fazer com que eles tenham datas espaçadas ao longo de toda a temporada juntamente com a competição regional.

"Um reposicionamento dos estaduais, para coexistir com o Brasileirão, pode fortalecer não apenas as competições nacionais mas também valorizar os próprios estaduais, que durariam ainda mais e não apenas em meio ao verão e ao retorno das férias, propiciando atividades mais longas para os diversos clubes que têm nele sua principal competição", explicou Fernando Manuel Pinto.

"Ou seja, algo positivo para a indústria, para o futebol. Todos temos que nos preocupar com o aspecto financeiro", disse o diretor de direitos esportivos.

LAÍS TORRES/CBF

Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo, em evento da CBF


Assinantes do Premiere

O pay-per-view é um outro ponto de interesse para a Globo espaçar o Campeonato Brasileiro no calendário. Durante os estaduais, muitos assinantes cancelam o serviço e só voltam a comprá-lo durante o nacional.

Neste ano, a evasão de clientes tende a ser ainda maior, considerando que a Globo não entrou em acordo com o Flamengo para a transmissão televisiva do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro foi o clube com o maior número de torcedores assinantes no ano passado.

As mudanças no calendário podem acontecer a partir de 2022, quando acaba o contrato da emissora com o Paulistão, estadual mais rentável do país. De acordo com Fernando Manuel Pinto, a alteração só pode ser feita se for interesse da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), federações e clubes.

"A Globo não é gestora do futebol, ela é parceira do futebol. Muitas vezes eu falo algumas coisas para contribuir no debate, e as pessoas entendem como um posicionamento de toda a Globo. Na verdade, a Globo fica atenta para saber o que a CBF, as federações e os clubes vão decidir, que caminho eles vão tomar", avisa o executivo.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Montagem dos autores Benedito Ruy Barbosa, Walther Negrão e Aguinaldo Silva

NOVOS TEMPOS

Com recorde de novos autores, Globo dispensa veteranos; veja o próximo

Montagem com Thelma Assis, Lucas Gallina e Marcela Mc Gowan

ELENCO SAÚDE

Anestesista, fisioterapeuta e ginecologista: BBB20 é o Grey's Anatomy da Globo

A atriz Vitória Strada com camiseta branca em cenário da nova novela das sete da Globo, Salve-se Quem Puder

VAI SER BABÁ ESPIÃ

Princesa pateta de atriz é aterrorizada por crianças em Salve-se Quem Puder

Elcio Coronato como repórter em vídeo para o canal da Playboy Brasil no YouTube

Elcio Coronato

Ex-Legendários articula relançamento da Playboy; relembre mais vendidas

+ Lidas

1

Silvio Santos afasta Lívia Andrade do SBT após fake news sobre igreja de Edir Macedo

2

BBB20: Paredão da semana terá cinco indicados; saiba como será a dinâmica

3

Vizinhos ricos acusam Mariana Ferrão de fazer marketing com coronavírus

4

Com reencontro entre Lola e Júlio do SBT, Globo comove a web

5

Patrícia de Fina Estampa, Adriana Birolli lembra cena nojenta

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual reprise da Globo você mais quer ver?

Últimas notícias

A influenciadora digital Rafa Kalimann está confinada na casa do Big Brother Brasil
O ator Babu Santana gesticula impaciente e irritado na casa do Big Brother Brasil
A atriz Christiane Torloni caracterizada como Tereza Cristina na novela Fina Estampa
O ator Daniel Rocha com máscara no rosto, em foto publicada em seu perfil no Instagram em 15 de março