Televisão

NOVA REGRA

Globo manda jornalistas usarem máscara contra coronavírus no trabalho

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

O apresentador Marcelo Cosme no comando do J10, na Globonews, em 22 de março

Marcelo Cosme no ar no J10, da Globonews, em 22 de março; Grupo Globo tem nova regra contra Covid-19

REDAÇÃO - Publicado em 03/04/2020, às 18h21 - Atualizado às 22h12

A partir desta sexta-feira (3) os funcionários do Grupo Globo devem usar máscaras faciais contra coronavírus para trabalhar. Isso inclui os apresentadores. Marcelo Cosme, jornalista da GloboNews, comentou a nova regra em sua rede social. "Sem máscara só quando estivermos no ar. Este é o único momento de exceção", explicou.

"Usaremos máscaras para trabalhar. É preciso se proteger e proteger o outro", completou o apresentador em seu Instagram. No registro compartilhado na internet, ele aparece no estúdio da GloboNews já com a proteção no rosto. Minutos depois, o apresentador apagou a publicação. 

O Notícias da TV apurou com fontes no Grupo Globo que o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Em comunicado, a assessoria de imprensa da Globo informou detalhes da nova regra: "Com a recomendação do Ministério da Saúde, a Globo está distribuindo máscaras para os jornalistas, que serão usadas por todos tanto nas redações quanto em reportagens externas (mas não em passagens)". 

Na quinta-feira (2), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mudou a orientação para o uso da proteção no Brasil. A recomendação atual é de que toda a população use para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.

Anteriormente, o uso de proteção facial era recomendado apenas para pessoas com sintomas e profissionais da área da saúde.

Bonner confirmou

No Jornal Nacional desta sexta-feira (3), William Bonner e Renata Vasconcellos fizeram uma pausa no noticiário para falar sobre a nova regra da Globo. Após uma reportagem sobre o uso de máscaras, o apresentador explicou detalhadamente para os telespectadores a medida imposta na emissora.

"Com essa nova recomendação do Ministério da Saúde sobre as máscaras, nós também começamos a usar máscaras aqui. Tanto no trabalho interno, na redação, quanto nas ruas, no trabalho externo. É claro que não estou usando agora, mas estou protegido. A Renata está protegida, porque os nossos colegas estão usando máscaras. A máscara é mais um fator de proteção", disse.

O apresentador reforçou ele também seguirá a nova diretriz da emissora. "Saindo daqui vou usar a minha [máscara] de novo. Eu estava usando antes de vir para cá. E a mesma coisa com a Renata. E isso vai acontecer também com todos os nossos repórteres nas ruas. Você vai ver repórteres da Globo nas ruas usando máscaras", informou.

"Eles só não vão usar enquanto estiverem aparecendo diante da câmera, na imagem da reportagem. Mas, nesses momentos, eles vão estar em algum lugar que não tem muito movimento, que não tem aglomeração em volta deles. E os colegas da equipe de jornalismo, que estarão ali acompanhando nossos repórteres, esses vão estar usando máscaras", adiantou.

Bonner indicou que a norma é mais uma forma de evitar e propagar a Covid-19. "É isso que vai protegê-los: afastar-se de aglomerações e os colegas usando máscaras. Lembrando também que eles terão usado a máscara tanto antes de aparecer diante da tela quanto depois. Eles vão pegar uma [máscara] novinha depois", declarou.

"Eu sei que essa explicação, primeiro, ela é muito estranha. A gente parar o Jornal Nacional para falar de máscara. Estamos vivendo tempos estranhos. Mas ela é necessária", continuou.

Ao final, Bonner mandou um recado para os telespectadores que estão acostumados a acompanhar o jornalismo da Globo. "Para você entender tudo que vai acontecer daqui por diante, a vida de todo mundo está diferente. Você vai entender a imagem dos colegas que aparecem aqui atrás e em volta do nosso cenário. Vai entender a nossa imagem aqui [na bancada] sem máscaras", avisou.

"E vai entender quando ver na rua qualquer um dos nossos colegas e as nossas equipes pelo Brasil inteiro: vai ver nossos colegas com máscaras. E é, por isso, que a gente teve que fazer essa interrupção no noticiário para deixar tudo às claras", finalizou.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Montagem com fotos dos cabeleireiros Amanda Lucci e Emerson Moura, finalistas do reality show Hair, da Record

HAIR

Record copia Miss Universo e Oscar e anuncia vencedor errado de reality show

Fabio Assunção contracena com Juliana Paes em sequência de Totalmente Demais, novela que a Globo está reprisando na faixa das 19h

DESEJO DO PASSADO

Totalmente Demais: Carolina faz proposta a Arthur e reação choca

A atriz Débora Olivieri caracterizada como a rainha Carlota Joaquina em cena de Novo Mundo

VOSSA SAFADEZA

Novo Mundo: Carlota Joaquina fica fissurada com novinho; entenda

Felipe Prior dentro do confinamento do BBB20

ESCÂNDALO

Felipe Prior foi expulso de olimpíada estudantil após denúncias de crime sexual

+ Lidas

1

Monalisa Perrone dá bronca no governador do Rio em entrevista ao vivo

2

Bonner segura o choro ao citar perseguição por apoiadores de Bolsonaro

3

Dalton Vigh diz que filhos não assistem a Poliana; saiba motivo

4

Totalmente Demais: Lado podre de Sofia vem à tona; entenda

5

Ex-diretor da Globo, Wolf é processado por engano e pode perder mansão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual novela a Globo deve passar após Fina Estampa?
A Favorita (2008)
33.63%
Amor à Vida (2013)
21.26%
A Força do Querer (2017)
16.59%
Vou torcer pela volta de Amor de Mãe
28.52%

Últimas notícias

Os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, jurados do MasterChef aplaudem em episódio de 2019
Montagem com imagens de Gugu Liberato e Thiago Salvático
O ator Paulo César Pereio  em vídeo gravado no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro
Lucy Hale faz cara de assustada em Katy Keene, Eric Dane fica nu em Euphoria e Kristen Bell fica chocada em Veronica Mars