Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORONAVÍRUS

Globo grava nova temporada do Mestre do Sabor às pressas antes de esvaziar estúdios

RAQUEL CUNHA/TV GLOBO

Claude Troisgros segura um facão enquanto é observado por João Batista, na primeira temporada do Mestre do Sabor

Claude Troisgros e João Batista no Mestre do Sabor: reality é o único em gravação nos Estúdios Globo

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 19/3/2020 - 5h24

Com a segunda temporada prevista para estrear em 30 de abril, Mestre do Sabor é o único programa ainda em gravação nos Estúdios Globo. O trabalho acontece em ritmo acelerado e será finalizado até sexta-feira (20), quando o local deve ser completamente esvaziado. A emissora já cancelou as produções de todas as novelas e outras atrações do Entretenimento como medida para conter a expansão do novo coronavírus.

Ao Notícias da TV, a Globo confirmou que as gravações do reality culinário comandado pelo chef Claude Troisgros terminam ainda nesta semana. O objetivo é evitar que sua estreia seja adiada.

Assim como o MasterChef, da Band, apenas a final do Mestre do Sabor é transmitida ao vivo. A segunda temporada terá 13 episódios; ou seja, a decisão da competição culinária será exibida apenas em 23 de julho, daqui a mais de quatro meses, prazo que as próprias autoridades brasileiras colocaram como máximo para que a situação no país esteja normalizada.

Além da ausência da plateia, o desafio gastronômico precisou fazer mudanças na equipe de jurados por conta do coronavírus. José Avillez, chef português que integra o time de mestres junto com Leo Paixão e Kátia Barbosa, teve de interromper sua participação nas gravações e decidiu voltar a Portugal devido à pandemia. Ele foi substituído pelo carioca Rafael Costa e Silva.

Na semana passada, Avillez gravou a passagem de bastão para o substituto, que assumiu a equipe nos trabalhos realizados nos últimos dias e será o responsável por comandar o time que pertencia ao português até o desfecho da edição.

Além de Claude Troisgros e de seu braço direito, João Batista, a segunda temporada terá Monique Alfradique, que entra no programa como repórter de bastidores.

Primeiro reality culinário da Globo, o Mestre do Sabor foi exibido de outubro a dezembro e gerou boa receita publicitária, com patrocínios polpudos de anunciantes ligados ao mercado alimentício. Mas a audiência ficou aquém do esperado.

A atração teve os piores resultados pós-novela das nove de um programa de temporada no ano passado, chegando a marcar 14,8 pontos em 12 de dezembro. A final, exibida em 26 de dezembro, anotou apenas 17,7 pontos na Grande São Paulo.

Ainda assim, Mestre do Sabor foi o reality culinário mais visto da TV brasileira em 2019. Ficou à frente do MasterChef, da Band, que também foi mal; do Top Chef Brasil, da Record; e do Famílias Frente a Frente, do SBT.

Paralisação nos Estúdios Globo

Com a finalização das gravações do desafio culinário, o único programa que ainda movimentará os Estúdios Globo nos próximos dias é o BBB20, previsto para acabar em 23 de abril, uma semana antes da estreia do Mestre do Sabor. Ainda assim, o reality de confinamento trabalha com equipe reduzida e redobrou o cuidado com os confinados, que foram instruídos ao vivo sobre o coronavírus.

A Globo decidiu paralisar todas as 14 produções da teledramaturgia que estavam sendo tocadas em seus estúdios, no Rio de Janeiro, até que a propagação da Covid-19 seja controlada e permita a retomada das gravações.

Amor de Mãe será substituída na segunda (23) por um compacto de Fina Estampa, de 2011. Salve-se Quem Puder dará lugar, a partir do dia 30, a uma reprise de Totalmente Demais (2015). Éramos Seis vai até o final, no dia 27, mas a estreia de sua substituta, Nos Tempos do Imperador, foi adiada. Na faixa das 18h, será reprisada Novo Mundo (2017).

A atual temporada de Malhação teve seu final antecipado para o início de abril e dará lugar a uma reprise editada de Malhação: Viva a Diferença (2017/18) --que em breve ganhará uma série derivada no Globoplay, As Five.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.