Televisão

NO SP1

Globo é criticada por mostrar enterros de mortos por coronavírus: 'Criança vendo'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O apresentador César Tralli durante a exibição de enterros de vítimas do coronavírus no jornal SP1 desta segunda-feira (30), na Globo

César Tralli exibiu o enterro de vítimas do coronavírus no SP1 desta segunda (30); Globo recebeu críticas

REDAÇÃO - Publicado em 30/03/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h26

A Globo foi criticada nas redes sociais, no início da tarde desta segunda-feira (30), por exibir imagens de enterros de vítimas do novo coronavírus no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo. Internautas consideraram as cenas fortes e inapropriadas para o horário do SP1, apresentado por César Tralli. "Tem criança vendo", reclamou um telespectador identificado como Marco Aurélio no Twitter.

Diretamente do helicóptero Globocop, a repórter Zelda Mello entrou ao vivo e mostrou imagens de profissionais do serviço funerário, vestindo trajes especiais de proteção, enterrando caixões em uma fileira extensa de covas. 

"As imagens que nós vamos mostrar são fortes", avisou a jornalista. "Em dez minutos que nós estamos aqui, já presenciamos dois [enterros] em que os coveiros estão com essas roupas especiais. Você pode ver que eles estão com roupas protetoras, capuz, luvas e máscaras. São poucas pessoas participando dos enterros e se despedindo. O que se soma ainda a dor da perda, muitas delas usando máscaras", narrou Zelda.

"É uma cena realmente muito complicada de ser mostrada, complicada de ser vista. Não dá nem para imaginar o que os parentes dessas pessoas devem sentir", continuou a jornalista.

Na sequência, a repórter explicou as orientações da prefeitura para que as famílias das vítimas da pandemia evitem a cerimônia de despedida e que os caixões devem ser fechados. "Mas, caso a família opte pelo velório, ele deve ser limitado a dez pessoas por sala e durar no máximo uns dez minutos", concluiu Mello.

reprodução/tv globo

SP1 exibiu ao vivo o enterro de vítimas da Covid-19 no Cemitério Vila Formosa, em São Paulo

No estúdio, César Tralli demonstrou desconforto com as imagens e ficou com a voz um pouco embargada, sem olhar para as câmeras. "É, Zelda, a imagem já diz tudo, né? A gente está aqui, mobilizados, exatamente por isso. Para que a gente tente minimizar ao máximo o impacto dessa epidemia, para que a gente alivie o sofrimento de todas essas família, para que a gente previna mais mortes", comentou o titular do jornal.

"E em um momento desses em que as famílias não podem nem se reunir, os amigos não podem se abraçar, não podem estar juntos, pegue o telefone, usa o WhatsApp, manda oração, conversa, liga, telefona, presta solidariedade, se coloca a disposição de alguma forma", sugeriu o apresentador. 

"A gente não pode estar fisicamente junto, mas a gente pode estar no pensamento, no coração, no sentimento e no simples desejo de querer ajudar. Isso já é fundamental e já é um alívio", finalizou o âncora. 

Nas redes sociais, os telespectadores desaprovaram a exibição do enterro ao vivo durante o dia. "Não precisava filmar o enterro de corpos, né! Tem crianças vendo o jornal", reclamou Marco Aurélio. "Gente, que horror a Globo mostrando enterro ao vivo no jornal local. Achei pesado", escreveu Marlon Guimarães. 

Confira as reações no Twitter: 

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Montagem com imagens de Neymar e Bruna Marquezine

FOGO NO PARQUINHO

Neymar desafia Bruna Marquezine e anuncia apoio a Prior no BBB20

A apresentadora da CNN Brasil Mari Palma em vídeo de divulgação do canal de notícias

DE QUARENTENA

Por coronavírus, Mari Palma enfrenta 'dor gigante' em aniversário

Luana Piovani de perfil em foto em close publicada em seu Instagram

Acha pouco

Luana Piovani reclama da pensão que Pedro Scooby paga aos filhos; saiba quanto

A cantora Anitta e a advogada e comentarista Gabriela Prioli em fotos publicadas no Instagram

Lacradora

Anitta defende Gabriela Prioli após desabafo contra CNN Brasil

+ Lidas

1

Rubens Barrichello e Paloma Tocci engatam namoro

2

Fina Estampa: Chiara recebe ultimato de Vilma e se assusta

3

Zeca Camargo assina com a Band após deixar a Globo e vai ser diretor

4

Teodora alfineta advogados e faz ameaça terrível

5

Por onde andam atores que foram campeões de cartas na Globo?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Aricia Silva e Clau Silva em foto publicada no Instagram: Aricia e mãe usam vestidos floridos
Giovanna Lancellotti em ensaio fotográfico na praia e Arthur Aguiar em ensaio fotográfico em estúdio
Imagem de Bruna Marquezine, Tiago Iorc e Isabelle Drummond em publicações no Instagram
A atriz Flávia Alessandra, com cara de tensa, caracterizada como Sandra na novela Êta Mundo Bom!