Televisão

COVARDIA

Globo denuncia 'intimidação' contra William Bonner a partir de Brasília

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

William Bonner no comando da edição de segunda (25) do Jornal Nacional

William Bonner na edição de segunda (25) do Jornal Nacional: âncora da Globo é vítima de ataques virtuais

REDAÇÃO - Publicado em 26/05/2020, às 12h05 - Atualizado às 12h35

Menos de uma semana depois de denunciar uma fraude envolvendo o filho, Vinícius Bonemer, William Bonner voltou a ser alvo de ataques virtuais. Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (26), a Globo informou que o âncora do Jornal Nacional e uma de suas filhas receberam mensagens de WhatsApp, originadas de número telefônico com o prefixo 61, de Brasília, com dados fiscais sigilosos dele e da família.

A emissora repudiou o que classifica como "intimidação" ao jornalista e disse que o apoiará na "busca e na punição dos responsáveis pelo desrespeito ao sigilo previsto na Constituição".

Na última quinta (21), Bonner usou o Twitter para apontar que Vinícius Bonemer foi vítima de fraude do programa de auxílio emergencial do governo, que paga R$ 600 para quem ficou sem renda com a pandemia do coronavírus. O âncora relatou ainda que o CPF do filho tem sido utilizado por estelionatários há três anos.

O fato novo é que o jornalista e uma de suas filhas do casamento com Fátima Bernardes receberam no WhatsApp uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, da mulher, filhos, pai, mãe e irmãos. Isso "abre a porta para toda sorte de fraudes", reforça a Globo.

Em entrevista ao jornal Estadão, Bonner comentou a defesa feita pela emissora: "O apoio da Globo e dos colegas são reconfortantes. O episódio de ontem (25) foi uma clara intimidação. Quem quer fraudar não avisa, não manda mensagem como ameaça. Como a única coisa que faço na vida é ser jornalista, fica claro o propósito de intimidar. Não vão conseguir. Com o apoio da Globo e dos colegas, pelos meios legais, vamos encontrar os culpados para que sejam punidos".

Veja abaixo a nota, na íntegra:

"A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia."

"Para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro."

"Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes."

"A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país."

Fraude no auxílio emergencial

Nesta terça (26), as fraudes no auxílio emergencial foram pauta do Encontro. Fátima Bernardes usou o caso do filho para tratar sobre o problema. "O CPF do meu filho foi usado como se ele estivesse dando entrada no pedido do auxílio emergencial. Era o nome dele, o meu nome, que não é difícil de saber, data de nascimento dele e o CPF. A carteira de motorista dele estava na internet", explicou ela.

"Se não é uma pessoa da imprensa [do jornal Meia Hora] pra questionar e cobrar, como se ele realmente tivesse dado entrada naquilo, o que é uma mentira porque ele nem poderia [pedir o auxílio], nós não teríamos sabido. É dependente nosso, meu e do William [Bonner]. Ele só estuda. O que nos preocupa é a proporção das fraudes. São muitos os golpes", lamentou a jornalista.

"Nós não sabemos se o dinheiro foi ou não sacado, nós acionamos advogados. Quantas pessoas não estão sacando dinheiro ilegalmente? A gente dá o CPF em tudo quanto é lugar", falou Fátima, que entrevistava um perito digital.

Na denúncia que fez no Twitter, William Bonner também questionou quantas pessoas não teriam sido vítimas de fraudadores. "Meu filho não fraudou, é vítima e pode provar. Não se zelou pela aplicação do dinheiro público? Quem protege os cofres públicos da ação de estelionatários ou de pessoas mal intencionadas?", escreveu o jornalista.

"De nossa parte, apresentaremos nova queixa-crime. Da parte dos gestores do auxílio emergencial, esperamos apuração rápida da fraude, para que se resguardem o patrimônio público e a confiança dos cidadãos nos mecanismos de controle desse programa", desejou Bonner.

Confira abaixo os tuítes do âncora e editor-chefe do Jornal Nacional:

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Julianne Trevisol (de costas, à esquerda) contracena com Juliana Paes, que exibe uma cara de choro, em cena de Totalmente Demais

SANDÁLIA DA HUMILDADE?

Totalmente Demais: Carolina assume que é uma chefe escrota

Jogadores do Bayern de Munique se abraçam para comemorar gol no Campeonato Alemão

CAMPEONATO ALEMÃO NA TV

Borussia Dortmund x Bayern de Munique: Como assistir ao vivo

Imagem de Jojo Todynho de lingirie e cabelo solto na praia, em dia nublado

DESABAFO

Jojo Todynho lamenta morte de mãe adotiva por Covid-19: 'Preciso sumir'

O diretor Daniel Filho em entrevista em casa, via internet, para o Conversa com Bial

CONVERSA COM BIAL

Daniel Filho revela que criou programas para a Globo bêbado

+ Lidas

1

Arrogância e panfletagem política: Caio Coppolla vira problema para a CNN Brasil

2

Totalmente Demais: Germano dá surra em Dino para defender Eliza

3

Fina Estampa: Griselda mete a mão no bolso por podre de rival

4

Totalmente Demais: Leila surta de ciúme e teme ficar como ex

5

Demitidos, renovados e contratados: Quem fica em Poliana Moça

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

A atriz Agatha Moreira à esquerda em roupa de festa como a Domitila acompanhada de Alex Morenno, o Francisco, em cena de Novo Mundo
A atriz Marina Ruy Barbosa séria em cena como Eliza de Totalmente Demais
Vestidos de noivos, Cameron Diaz e Ashton Kutcher gargalham em cena do filme Jogo de Amor em Las Vegas (2008)
A atriz Lilia Cabral, caracterizada como Griselda Pereirão, revira os olhos durante conversa com Guaracy, personagem de Paulo Rocha