Televisão

CRISE SEM FIM

Faustão perde pela primeira vez na Bahia e acende sinal vermelho na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva no último Domingão do Faustão: ele passou o mês de março na vice-liderança em Salvador - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva no último Domingão do Faustão: ele passou o mês de março na vice-liderança em Salvador

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 19/04/2019, às 05h49 - Atualizado em 20/04/2019, às 07h00

A crise de audiência que atinge a Globo na Bahia chegou ao seu estágio mais dramático. Até o aparentemente imbatível Domingão do Faustão perdeu para a Record: o programa de Fausto Silva fechou o mês de março na vice-liderança na Grande Salvador. Pela primeira vez em 30 anos, ficou atrás da dobradinha Hora do Faro e Domingo Espetacular.

Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV, o Domingão teve média de 11,3 pontos na capital baiana durante as cinco edições exibidas no mês passado. No mesmo período, a TV Itapoan, afiliada da Record na região, marcou 11,5. É uma derrota histórica para o dominical de Fausto Silva, e um novo fundo do poço para a Globo.

O dominical de Silva não foi o único programa da Globo a perder a liderança nos fins de semana. Aos sábados, o É de Casa ficou na terceira posição: registrou 5,4 pontos em março; na mesma faixa, o SBT teve 7,3 com o Sábado Animado, e a Record marcou 5,6 com a dupla Fala Brasil e Esporte Fantástico. Aos domingos, o Esporte Espetacular também foi vice-líder: ficou atrás do infantil Record Kids (8,8 a 9,7).

A situação é tensa: em Salvador, a TV Bahia, afiliada à líder de audiência, não consegue emplacar sequer o programa mais visto. Em todo o país, o posto pertence tradicionalmente à novela das nove --no caso, O Sétimo Guardião. Mas, entre os baianos, o maior sucesso atualmente é a reprise da bíblica A Terra Prometida.

No início de março, em pleno Carnaval, a TV Bahia perdeu durante dois dias consecutivos para a afiliada da Record, que não cobria a folia. A derrota incluiu até mesmo a madrugada, faixa em que a emissora de Edir Macedo costuma espantar boa parte do público por transmitir programação religiosa.

Espaço para negros e até cadáver

A situação da Globo na Grande Salvador é tão dramática que, para tentar estancar a sangria, a emissora decidiu situar uma novela das nove na capital baiana. Não deu certo: Segundo Sol foi a terceira pior audiência de uma novela das nove no Estado.

Outro momento que pareceu o fundo do poço ocorreu em fevereiro do ano passado, quando o Jornal da Manhã, equivalente ao Bom Dia São Paulo, exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, em plena luz do dia, às 6h49 da manhã.

Para tentar reverter o quadro de queda da audiência, a TV Bahia tem apostado na representatividade e decidiu dar uma cara mais baiana à sua programação. Contratou Luana Almeida, uma jornalista negra, para comandar o mapa-tempo de seus telejornais. E, no Jornal da Manhã, criou o Afrojob, quadro que destaca oportunidades de empreendedorismo e emprego para negros.

A Record vem impondo derrotas à Globo em Salvador há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo. Em junho do ano passado, pela primeira vez bateu a rival na média das 7h à meia-noite, incluindo o horário nobre. Agora, nem os domingos parecem mais um porto seguro. Qual será a próxima vítima?

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Heróis do Universo Cinematográfico Marvel voltarão a enfrentar o poderoso Thanos em Vingadores: Ultimato - DIVULGAÇÃO/DISNEY

UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

Todos os filmes da Marvel em ordem cronológica antes de Vingadores: Ultimato

Pulp Fiction, clássico de 1995 estrelado por Uma Thurman, é uma das opções aclamadas pela crítica no streaming - DIVULGAÇÃO/MIRAMAX FILMS

PREPARE A PIPOCA

De Pulp Fiction a O Pianista: Melhores filmes da Netflix para ver na Páscoa

André Bankoff no evento de apresentação da novela Jezabel à imprensa, na última terça (16) - Francisco Cepeda/Agnews

André Bankoff

Ator leva rotina exaustiva para ser protagonista de novela: 'Não durmo'

Lorena Comparato, Emanuelle Araújo e Alessandra Maestrini zoam teatro experimental em Samantha! - Fabio Braga/Netflix

SAMANTHA!

'Simony da Netflix' zoa Xuxa, Gretchen e Geisy Arruda em nova temporada

+ Lidas

1

Globo mandou regravar revelação de trans em A Dona do Pedaço

2

Chiclete dá pista do 'documento salvador' de Maria da Paz

3

Josiane se desespera com chantagem de Fabiana: 'Sórdida'

4

Isabelle Drummond substitui Alice Wegmann e emplaca sexta mocinha na Globo

5

Hassum explica saída da Globo após 21 anos: 'Posso me dar ao luxo'

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Com quem Paloma deve ficar em Bom Sucesso?

Últimas notícias

Marcos (Romulo Estrela) sairá em defesa de Paloma (Grazi Massafera) na novela Bom Sucesso - Reprodução/TV Globo
Glamour Garcia e Pedro Carvalho ensaiam selinho em cena de A Dona do Pedaço: novos rumos - Reprodução/TV Globo
Reynaldo Gianecchini (Régis) em cena de A Dona do Pedaço, novela das nove da Globo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Vivi (Paolla Oliveira) e Camilo (Lee Taylor) na primeira tentativa de casamento em A Dona do Pedaço: repeteco - Fabiano Battaglin/TV Globo