Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ex-diretor da Globo e criador do Fantástico, Maurício Sherman morre aos 88 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maurício Sherman em vídeo gravado para depoimento exibido pelo quadro Arquivo Confidencial do Domingão do Faustão, em 2018

Maurício Sherman em depoimento para o quadro Arquivo Confidencial do Domingão do Faustão, em 2018

REDAÇÃO

Publicado em 17/10/2019 - 10h40

O ex-diretor da Globo e um dos criadores do Fantástico Maurício Sherman morreu aos 88 anos, na manhã desta quinta-feira (17), em sua casa no Rio de Janeiro. Considerado um dos pioneiros da televisão brasileira, Sherman atuou como ator, produtor e diretor em várias emissoras do país, como a Tupi, a Excelsior, a Bandeirantes e a Manchete.

Sherman chegou a ocupar o cargo de diretor-executivo da Central Globo de Produção. Além de ajudar na criação do Fantástico, ele dirigiu humorísticos como Os Trapalhões (1969-1993), Faça Humor, Não Faça Guerra (1970-1973), além de trabalhar ao lado de Chico Anysio em diversos projetos e ser o responsável por lançar Xuxa Meneghel como apresentadora infantil.

Ao jornal O Globo, Alexandre Sherman, filho do diretor, informou que ele morreu em casa, de falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma doença crônica renal. Ele foi internado diversas vezes recentemente. Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas pela família do diretor. 

Sherman nasceu em 21 de janeiro de 1931, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, filho de um casal de judeus poloneses. Ele se formou na Faculdade de Direito pela Universidade Federal Fluminense, no fim dos anos 1940.

Aos 13 anos, já participava de peças amadoras apresentadas em um clube da colônia judaica em Niterói. Em uma dessas ocasiões, foi convidado pelo radialista Hélio Tys para trabalhar como ator na Rádio Mauá, onde estreou em uma representação de O Corcunda de Notre Dame.

A partir daí, participou do grupo Jerusa Camões, no Teatro da Juventude Universitária, atuando em diversos espetáculos ao lado de atores como Gisela Camões, Wanda Lacerda, Nathalia Timberg, Fernando Pamplona e Alberto Perez.

Em 1949, foi convidado a trabalhar na Rádio Guanabara, onde conheceu Chico Anysio, Fernanda Montenegro, Jayme Barcellos, Fernando Torres e Elizeth Cardoso. 

Início da carreira em TV

Em 1951, Maurício Sherman iniciou sua trajetória na televisão, quando participou de uma representação da Paixão de Cristo na TV Tupi. No ano seguinte, foi para a TV Paulista. Em 1954, passou a trabalhar na Tupi do Rio de Janeiro, onde permaneceu durante dez anos.

Depois de uma breve experiência na TV Excelsior, Maurício Sherman foi convidado por Mauro Salles para trabalhar na Globo, em agosto de 1965. A estreia foi na direção do Espetáculo Tonelux, programa apresentado por Marília Pêra, Gracindo Jr., Riva Blanche e Paulo Araújo. O musical era gravado ao vivo no auditório da Globo, com a presença de cantores da Jovem Guarda e uma orquestra sinfônica regida por Isaac Karabtchevsky.

Em 1966, dirigiu os programas humorísticos Riso Sinal Aberto e Bairro Feliz. Nesse período, contribuiu para a entrada na Globo dos redatores de humor Max Nunes e Haroldo Barbosa.

Maurício Sherman deixou a Globo em 1968, quando o programa que então dirigia, Noite de Gala (1957-1962), passou a ser exibido na TV Excelsior. Neste mesmo ano, foi convidado a comandar uma equipe de criação na TV Tupi, composta por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes.

Permaneceu na Tupi até 1972, quando retornou à Globo para dirigir o humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra, com Jô Soares, Renato Corte Real, Luis Carlos Miéle, Paulo Silvino e Sandra Bréa.

O diretor participou da equipe de criação do programa dominical Fantástico, em 1973, e foi um dos diretores do programa durante três anos. Dirigiu também o Moacyr Franco Show até 1977, quando saiu novamente da emissora para assumir a direção artística da linha de shows da TV Tupi de São Paulo. Retornou à Globo em 1981 e dirigiu Chico Anysio Show e Os Trapalhões durante dois anos.

Em 1983, após uma breve passagem pela TV Bandeirantes, Sherman aceitou o convite de Adolfo Bloch para dirigir a programação da recém-inaugurada TV Manchete. Foi o responsável pela criação dos programas infantis apresentados por Xuxa e Angélica, ambas as apresentadoras foram descobertas e lançadas por ele.

Maurício Sherman voltou à Globo em 1988, como diretor-executivo da Central Globo de Produção. Nos 12 anos seguintes, desempenhou várias funções: diretor de núcleo do horário das 18h; diretor do musical Globo de Ouro; diretor artístico do Fantástico; diretor do departamento de Projetos Especiais; e diretor da área de controle de qualidade.

De 1989 a 1991, esteve à frente de Os Trapalhões, programa estrelado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias. No dia 28 de julho de 1991, dirigiu o especial comemorativo de 25 anos dos comediantes, com 25 horas de duração e a participação de todo o elenco da Globo.

Em 1991 e 1992, Maurício Sherman dirigiu as vinhetas com a mensagem de final de ano da Globo. Foi premiado pelas vinhetas da mensagem "Invente, tente, faça um 92 diferente", em que atores, jornalistas, comediantes e apresentadores apareciam mostrando talentos até então desconhecidos do público.

Em 1994, quando atuou como supervisor do Vídeo Show, Maurício Sherman foi responsável pela transformação da atração em um programa diário. Em 1999, assumiu o humorístico Zorra Total. Em 2001, foi diretor do Domingão do Faustão.

Em 2009, Maurício Sherman dirigiu o especial de fim de ano Chico e Amigos. No navio Ventos Anysios, Chico Anysio interpretou personagens que marcaram sua carreira e homenageou a Escolinha do Professor Raimundo, que completava 57 anos. Outra edição do especial Chico e Amigos foi exibida em janeiro de 2011.

No teatro, Maurício Sherman dirigiu vários espetáculos importantes, com destaque para A Pequena Notável (1972), estrelado por Marília Pêra, no papel de Carmen Miranda; e Evita (1983), com a cantora Cláudia e os atores Mauro Mendonça e Carlos Augusto Strazzer.

Trabalhos na TV Globo

Humor
Riso Sinal Aberto (1966)
Bairro Feliz (1966)
Faça Humor, Não Faça Guerra (1973)
Chico Anysio Show (1981)
Os Trapalhões (1981)
Zorra Total (1999)

Auditório & Variedades
Noite de Gala (1966)
Moacyr Franco Show (1977)
Vídeo Show (1994) - supervisor
Domingão do Faustão (2001)

Musicais
Espetáculos Tonelux (1965)
Globo de Ouro (1988)

Jornalismo
Fantástico (1973)

TUDO SOBRE

Fantástico

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.